Cabelo envelhece? Saiba identificar e combater

Com o passar dos anos, o fio de cabelo envelhece e resulta em madeixas sem brilho e ressecadas. Mas é possível identificar e amenizar os efeitos

- FOTO: Shutterstock.com

O cabelo envelhece, sim! E engana-se quem pensa que somente os fios brancos são sinais de que as madeixas estão envelhecidas. Com o passar dos anos, os cabelos também perdem nutrientes, mudam de estrutura e ficam mais ressecados. “O metabolismo desacelera com a idade, levando a um estresse oxidativo do organismo. O resultado desse processo são fios mais finos, opacos e quebradiços”, explica o dermatologista especialista em Tricologia Erick Omar, diretor da AE Skin Center, de São Paulo.

Mulher com a mão no rosto e cabelo

FOTO: Shutterstock.com

Por quê o cabelo envelhece?

O envelhecimento cronológico dos cabelos, ou seja, aquele que ocorre com o passar dos anos, é o responsável pela perda de melanina, além da diminuição da produção de sebo do couro cabeludo. Por isso, as madeixas perdem água, cor e brilho, tornando-se mais secas e quebradiças.

 

SAIBA MAIS:

Aprenda a manter as madeixas jovens e saudáveis

Por que é importante observar o pH do shampoo?

O produto ideal para o seu tipo de madeixa

 

Nova estrutura capilar

“Com a idade, os cabelos ficam finos devido a alterações hormonais e da microcirculação que nutre o folículo produtor dos fios”, informa o profissional. A diminuição da produção hormonal também contribui para um desarranjo da disposição das fibras de queratina no interior capilar, que pode alterar sua estrutura, deixando-a encurvada.

Mulher olhando no espelho cabelo envelhece

FOTO: Shutterstock.com

Identifique

“O cabelo danificado apresenta alterações da haste pilosa, isto é, pontas duplas, fios quebrados, perda do brilho e maior opacidade dos fios devido a danos externos, como excesso de manipulação com escovas ou tratamentos químicos. Já os cabelos envelhecidos apresentam alteração em toda a estrutura do fio, que se torna menos espesso, menos denso, em menor quantidade e também com o branqueamento gradual dos fios”, esclarece a dermatologista Adriana Vilarinho.

 

Couro cabeludo

Disfunções como a dermatite seborreica (popularmente conhecida como caspa) levam a uma microinflamação dos folículos, o que prejudica ainda mais a produção de fios sadios. Para prevenir, evite o uso constante de bonés e apliques, lave a raiz dos cabelos com frequência e use produtos indicados para o seu tipo de cabelo. O desequilíbrio do couro cabeludo deixa os fios menos elásticos, mais secos e quebradiços.

 

Agentes externos

Sol, poluição, uso frequente de secador e chapinha, assim como os tratamentos químicos em excesso e o fumo contribuem para o envelhecimento precoce dos fios.

 

Texto: Carol Ferreira/Colaboradora | Consultoria: Adriana Vilarinho, dermatologista; Erick Omar, dermatologista especialista em Tricologia, diretor da AE Skin Center, de São Paulo

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência