Não é novidade que a Páscoa tem se tornado uma data cada vez mais cara para as famílias brasileiras. Afinal, cada vez mais os ovos, especialmente aqueles mais “viralizados” em determinado ano, estão custando mais. Em alguns casos, os preços nas prateleiras chegam a assustar.
O problema fica ainda maior quando você quer presentear, além das pessoas que moram com você, outros familiares e amigos. Muitas vezes, se você não se planejar bem, pode acabar comprando um pouco aqui, mais um pouco ali e gastando demais sem nem perceber.
Todavia, mesmo com os preços atuais, tem como usar algumas dicas para economizar nos ovos de Páscoa. Veja como a seguir:
Compre antecipadamente
Essa é uma dica que serve não apenas para a Páscoa, mas para todos os feriados nos quais há bastante consumo, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, entre outros. Quando essas datas se aproximam, os preços tendem a aumentar, então é melhor já se adiantar e fazer as compras o mais cedo possível.
Pode ser que isso já não seja mais possível neste ano, porém fica a dica para as próximas ocasiões.
Faça uma lista
Antes de começar as compras, faça uma lista de todas as pessoas que quer presentear neste ano. Isso vai te ajudar a economizar nos ovos de Páscoa porque, já sabendo quantos chocolates terá que comprar e mais ou menos quais tipos, você corre menos risco de acabar gastando mais do que pensava.
Pesquise e compare
Entrou na primeira loja e analisou os chocolates e preços? Não compre por impulso! Pode haver preços ainda melhores em outros comércios do seu bairro, supermercados ou mesmo na internet. Lembre-se também de descobrir se as lojas têm algum desconto para quem compra à vista, com dinheiro ou no PIX, pois essa também pode ser uma forma de gastar um pouco menos.
Faça você mesmo
Outra forma de economizar nos ovos de Páscoa é fazendo-os você mesmo. Faça as contas de quanto iria gastar com os ingredientes e utensílios e considere o tempo que vai usar. Caso ache que vale a pena, fazer as suas próprias lembrancinhas de chocolate para a data pode ser a solução para um feriado menos caro.
Pense se é melhor deixar as crianças em casa
As crianças sempre vão querer ir junto escolher os ovos, e isso pode mesmo ser divertido. Entretanto, se você não tiver como comprar ovos um pouco mais caros que os pequenos podem acabar vendo no supermercado e achar que eles ainda não vão conseguir entender isso, pode ser melhor deixá-los em casa.
Busque alternativas aos ovos de Páscoa
Muitas vezes, os ovos de Páscoa custam bem mais do que barras ou caixas de bombom com a mesma quantidade de chocolate. O ovo pode até ter toda a magia da data, contudo, se a pessoa presenteada não se importar tanto com isso, será bem mais econômico optar por algum outro chocolate.