Finanças e Empreendedorismo

Páscoa: entenda por que o preço dos ovos de chocolate está tão alto

Com produto cada vez mais caro nas prateleiras, consumidores têm buscado alternativas mais baratas; veja dicas para economizar

Ovos de chocolate perdem espaço entre os consumidores na Páscoa - Foto: Edinaldo Maciel / Shutterstock

A Páscoa está chegando, e uma parte dos brasileiros têm perdido o interesse em comprar ovos de chocolate. Isso porque os preços estão cada vez mais altos nos supermercados, cerca de 12% a mais do que em 2022, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). 

De acordo com a professora de Economia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Nadja Heiderich, os ovos de Páscoa estão mais caros devido à inflação deixada pela pandemia

“Esse componente inflacionário não passou ainda, o que acaba impactando o setor. Além disso, tivemos uma alta considerável do dólar no ano passado, o que pode ter impactado a compra de insumos importados”, diz. 

Mesmo que, neste momento, o dólar venha cedendo paulatinamente, a preparação para a produção dos ovos começou há meses, não dando tempo para que o efeito dessa queda da taxa de câmbio fosse sentido. “Há ainda uma pressão sobre os preços do cacau, devido ao aumento da demanda sazonal”, completa. 

Como economizar na Páscoa?

Para conseguir honrar a tradição de presentear os familiares com ovos de chocolate sem ter que gastar tanto, a especialista aconselha buscar por alternativas mais baratas. Elas vão desde as barras de chocolate e bombons de marcas conhecidas, até as opções de fabricação artesanal. 

“Por possuírem menor valor agregado e menores custos de produção, naturalmente são uma opção mais em conta”, opina. Abaixo, você confere outras dicas para economizar na Páscoa e aproveitar a data sem prejudicar o seu orçamento financeiro. 

1. Pesquise antes de comprar

Os preços dos ovos de Páscoa podem variar de acordo com a loja. Portanto, seja de forma física ou online, pesquise pelo produto em mais de um estabelecimento antes de comprá-lo. 

2. Adquira produtos similares

As grandes marcas são desejo de consumo de muita gente, mas existem outras opções tão boas quanto. Sendo assim, procure por produtos similares ao que você deseja e que entreguem a mesma qualidade. 

3. Estipule um valor para os gastos

Inclua o valor dos gastos com os ovos de Páscoa no seu planejamento financeiro do mês. Estipule um teto de gastos com essa finalidade e procure não ultrapassá-lo. 

4. Faça seus próprios ovos para a Páscoa

Outra forma de economizar na Páscoa é optar por fazer seus próprios ovos de chocolate. Você pode tanto produzi-los para presentear, como para vender e ganhar um dinheiro extra nesse período. 

5. Pechinche!

No momento de pagar pelos ovos de Páscoa, dependendo da quantidade, tente negociar um desconto no estabelecimento. Também aproveite benefícios como cashback e cupons de desconto.

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Receitas

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, que trazem vários benefícios para a saúde

Estilo de Vida

Os óleos essenciais podem contribuir para o autocuidado, oferecendo diversos benefícios para o bem-estar

Saúde

Cardiologista explica como uma dieta balanceada e rica em determinados alimentos bons para o coração faz a diferença

Sair da versão mobile