Finanças e Empreendedorismo

Inteligência Artificial: como utilizá-la para gerenciar seu dinheiro?

Especialista explica como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma grande aliada na organização das finanças pessoais

A Inteligência Artificial também pode ser inserida no setor financeiro - Foto: Shutterstock

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no dia a dia e tem sido aplicada em diferentes setores da sociedade. Atualmente, existe um debate sobre a sua regulamentação para o uso consciente da tecnologia, que pode ser uma ferramenta valiosa para as finanças. 

Por essa razão, João Victorino, administrador de empresas e especialista em finanças pessoais, preparou uma lista com dez maneiras pelas quais a Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada nas finanças pessoais e ajudar a gerenciar o seu dinheiro. 

Assistentes virtuais financeiros

Assistentes virtuais e chatbots alimentados por Inteligência Artificial (IA) podem responder a perguntas financeiras, rastrear despesas e lembrar os usuários de datas de vencimento de contas.

Análise de gastos

A Inteligência Artificial (IA) pode categorizar automaticamente despesas com base em transações financeiras, ajudando os usuários a entender onde estão gastando seu dinheiro e identificar áreas para economizar.

Projeção financeira

Algoritmos de Inteligência Artificial (IA) podem prever gastos futuros com base em padrões passados, ajudando usuários a planejar melhor as finanças e evitar surpresas desagradáveis.

Investimento automatizado

Robôs de investimento usam IA para criar e gerenciar portfólios de investimento com base nos objetivos e tolerância ao risco do usuário.

Detecção de fraudes

A Inteligência Artificial (IA) pode monitorar atividades financeiras em busca de ações suspeitas e ajudar a detectar fraudes de cartão de crédito ou contas bancárias.

Recomendações de economia 

Com base no histórico financeiro do usuário, a IA pode oferecer recomendações personalizadas para economizar dinheiro de forma mais eficaz.

Gerenciamento de dívidas 

A Inteligência Artificial (IA) também pode ajudar a criar planos de pagamento de dívidas personalizados, sugerindo estratégias para quitar empréstimos mais rapidamente.

Análise de crédito

Para empréstimos e hipotecas, a tecnologia IA pode analisar rapidamente o histórico de crédito do indivíduo e determinar a elegibilidade e os termos mais apropriados.

Aplicativos de economia

Muitos aplicativos móveis e serviços online incorporam recursos de IA para ajudar os usuários a melhorar suas finanças pessoais.

Potencializando o aprendizado na área

A Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar sistemas de tutoria inteligente, chatbots educacionais, plataformas de aprendizado personalizadas, reconhecimento de fala e texto, entre outros. 

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Comportamento

Terapeuta comportamental dá dicas para ser mais feliz em 2025 pensando no “agora”, e não vendo a felicidade apenas como um alvo a conquistar

Comportamento

Psicóloga explica qual a melhor opção para quem quer usar as férias para relaxar e “desligar o cérebro”: viajar ou ficar em casa

Saúde

Cardiologista explica como uma dieta balanceada e rica em determinados alimentos bons para o coração faz a diferença

Sair da versão mobile