Finanças e Empreendedorismo

Inteligência Artificial: como utilizá-la para gerenciar seu dinheiro?

Especialista explica como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma grande aliada na organização das finanças pessoais

A Inteligência Artificial também pode ser inserida no setor financeiro - Foto: Shutterstock

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no dia a dia e tem sido aplicada em diferentes setores da sociedade. Atualmente, existe um debate sobre a sua regulamentação para o uso consciente da tecnologia, que pode ser uma ferramenta valiosa para as finanças. 

Por essa razão, João Victorino, administrador de empresas e especialista em finanças pessoais, preparou uma lista com dez maneiras pelas quais a Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada nas finanças pessoais e ajudar a gerenciar o seu dinheiro. 

Assistentes virtuais financeiros

Assistentes virtuais e chatbots alimentados por Inteligência Artificial (IA) podem responder a perguntas financeiras, rastrear despesas e lembrar os usuários de datas de vencimento de contas.

Análise de gastos

A Inteligência Artificial (IA) pode categorizar automaticamente despesas com base em transações financeiras, ajudando os usuários a entender onde estão gastando seu dinheiro e identificar áreas para economizar.

Projeção financeira

Algoritmos de Inteligência Artificial (IA) podem prever gastos futuros com base em padrões passados, ajudando usuários a planejar melhor as finanças e evitar surpresas desagradáveis.

Investimento automatizado

Robôs de investimento usam IA para criar e gerenciar portfólios de investimento com base nos objetivos e tolerância ao risco do usuário.

Detecção de fraudes

A Inteligência Artificial (IA) pode monitorar atividades financeiras em busca de ações suspeitas e ajudar a detectar fraudes de cartão de crédito ou contas bancárias.

Recomendações de economia 

Com base no histórico financeiro do usuário, a IA pode oferecer recomendações personalizadas para economizar dinheiro de forma mais eficaz.

Gerenciamento de dívidas 

A Inteligência Artificial (IA) também pode ajudar a criar planos de pagamento de dívidas personalizados, sugerindo estratégias para quitar empréstimos mais rapidamente.

Análise de crédito

Para empréstimos e hipotecas, a tecnologia IA pode analisar rapidamente o histórico de crédito do indivíduo e determinar a elegibilidade e os termos mais apropriados.

Aplicativos de economia

Muitos aplicativos móveis e serviços online incorporam recursos de IA para ajudar os usuários a melhorar suas finanças pessoais.

Potencializando o aprendizado na área

A Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar sistemas de tutoria inteligente, chatbots educacionais, plataformas de aprendizado personalizadas, reconhecimento de fala e texto, entre outros. 

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile