Depois das férias escolares e o Carnaval, chegou a hora de encarar o leão e declarar o Imposto de Renda de 2023. As datas acabaram de ser divulgadas pela Receita Federal. Por isso, se você é uma contribuinte precisa ficar atenta a todos os prazos.
Conforme o calendário, a entrega das declarações começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio. A expectativa da Receita Federal é receber até 39,5 milhões de declarações neste ano. Após essa data, será dado início ao período de restituição do Imposto de Renda.
Calendário de restituição do IR 2023
Assim como no ano passado, a Receita Federal vai pagar a restituição do Imposto de Renda 2023 em cinco lotes, entre 31 de maio e 29 de setembro conforme o cronograma a seguir:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Quem tem prioridade na restituição do IR 2023?
De acordo com a Receita, quanto mais cedo o contribuinte declarar seu Imposto de Renda 2023, maiores são as chances de receber a restituição nos primeiros lotes. Contudo, algumas pessoas têm prioridade nesse processo.
Este ano, por exemplo, além dos idosos, também terão prioridade os contribuintes que pedirem restituição por Pix ou que fizerem a declaração pré-preenchida. Confira a seleção completa abaixo:
- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix;
- Demais contribuintes
Como funciona a restituição via Pix?
Para receber a restituição do Imposto de Renda 2023 via Pix, a chave do contribuinte deverá ser obrigatoriamente o seu CPF. O dado é informado no momento do preenchimento da declaração, onde bastará a pessoa selecionar a opção Pix e informar a chave.
O que é declaração pré-preenchida?
A declaração pré-preenchida é uma modalidade de preenchimento automático das principais informações do contribuinte. Ela está disponível em todos os canais de declaração de Imposto de Renda. Ou seja, no portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal), no programa instalado no computador e no app Meu Imposto de Renda.
Apesar da facilidade de ter seus dados preenchidos na declaração, é muito importante que o contribuinte confira todas as informações antes de enviá-las à Receita Federal, e faça as alterações, se for o caso.