O desejo de ter um negócio próprio está presente na cabeça e no coração de muitos brasileiros. Os erros cometidos pelos empreendedores podem transformar esse sonho em um verdadeiro pesadelo. Por isso, Aleksander Avalca, especialista em gestão de empresas e CEO da 4blue, destacou cinco erros que você não pode cometer ao começar a empreender. Veja a seguir:
5 erros comuns que quem começa a empreender deve evitar
1. Falta de capacitação para gerir o negócio
Um dos maiores erros de quem começa a empreender é achar que basta entender tudo sobre o produto ou serviço para fazer a empresa crescer. Mas administrar um negócio é uma jornada complexa que exige conhecimentos específicos. Assim, estude todos os pilares que mantêm o sucesso de um negócio. Cursos, workshops e consultorias são investimentos que podem trazer retornos significativos.
2. Não estruturar um plano de negócios
Não ter um plano de negócios é como trabalhar no escuro, esperando que a sorte esteja sempre ao seu lado. Planeje sua empresa com objetivos, metas e indicadores de performance. Isso inclui a análise do mercado e da concorrência, além dos planos operacional, financeiro e de marketing. Um bom plano de negócios permitirá que você tome decisões informadas e redesenhe caminhos quando necessário. Sem esse planejamento, a empresa corre o risco de perder o rumo e a eficiência.
3. Negligenciar o planejamento financeiro
Muitos empreendedores falham por não manter uma gestão financeira rigorosa, comprometendo a saúde financeira da empresa e sua capacidade de crescimento. Porém, o controle financeiro é de extrema importância para evitar surpresas desagradáveis e manter a sustentabilidade do negócio. Estabeleça um fluxo de caixa previsível e reservar fundos para emergências são práticas indispensáveis.
4. Deixar o marketing on e office de lado
Outro erro comum de quem começa a empreender é confiar apenas no marketing boca a boca, especialmente se querem alcançar pessoas próximas. Contudo, é importante não se limitar a isso. Use todos os canais possíveis para aumentar a visibilidade da sua empresa. Invista em estratégias de SEO, redes sociais, campanhas publicitárias e eventos locais para aumentar seu alcance e garantir o sucesso do seu empreendimento.
5. Não buscar inovação
Inovar é uma excelente forma de se destacar no mercado competitivo. Muitos empreendedores, ocupados com as tarefas diárias, não reservam tempo para pensar estrategicamente no negócio. Reflita sobre as particularidades do seu produto ou serviço e crie opções que os concorrentes não oferecem. Realize pesquisas de mercado e esteja atento (a) às tendências para manter sua empresa à frente da concorrência.