A educação financeira é um assunto que os pais devem ter com os filhos desde cedo. E isso é importante não apenas para a economia da família, mas também para as próprias crianças, viu?
Isso porque, ao aprender sobre finanças ainda na infância, elas crescem mais conscientes em relação ao valor do dinheiro e a necessidade de economizar para atingir um objetivo e/ou manter equilíbrio no orçamento pessoal.
Por isso, aproveite que é Dia das Crianças e inclua a educação financeira na rotina dos seus filhos! Abaixo, você confere como realizar essa tarefa de forma tranquila e lúdica:
Ensine os motivos pelos quais realizamos ou não uma compra!
É comum que as crianças entendam o que querem ou não ainda pequenas. Sendo assim, é normal que você passe, por exemplo, numa loja de brinquedos e o seu filho demonstre interesse em um brinquedo mais caro.
Em vez de dizer “na volta, nós compramos”, você pode explicar o porquê de não poder comprar aquele brinquedo. Explique o seu motivo, conte qual é o valor e o quanto aquilo representa dentro do seu orçamento. Aproveite o momento e ensine-o sobre a importância de poupar para atingir um objetivo.
Estimule recompensas para o seu filho
Uma maneira interessante de incluir a educação financeira na rotina do seu filho é dando uma recompensa por fazer atividades corretas. E isso pode acontecer de diversas maneiras, viu?
Assim, seja tirando uma nota boa na escola, realizando tarefas do dia a dia como organizar os brinquedos ou arrumar o quarto, você pode recompensá-lo com um pequeno valor. E com a recompensa, você pode criar metas financeiras ou ainda ensinar o seu filho a investir!
Ensine seu filho a economizar em tarefas diárias
Outra forma de ensinar os pequenos a poupar desde cedo é mostrando a eles como economizar em pequenas atitudes que contribuem com a economia nas contas, como fechar a torneira para escovar os dentes ou ainda apagar as luzes quando não estiver no cômodo.
Apesar de não envolver necessariamente o dinheiro nessa tarefa, você pode mostrá-lo o resultado dessas ações quando chegam as contas no fim do mês. Desta forma, fica mais fácil do seu filho reconhecer como aquela simples atitude ajuda a sobrar mais dinheiro no orçamento doméstico mensal.
E aí, curtiu o assunto? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo:
Fonte: especialistas da Fundação Sanepar.