Finanças e Empreendedorismo

Como se expressar bem em vídeos e lives? Confira 6 dicas

Atentar-se à linguagem corporal e ter um roteiro são essenciais para ter um bom desempenho em vídeos e lives

Saiba como se expressar bem em vídeos e lives - Foto: Shutterstock

Na era digital, a habilidade de expressar-se de forma eficaz em vídeos e lives demanda habilidades específicas e atenção a detalhes essenciais. Nesse universo, cada palavra e gesto são preciosos, exigindo uma abordagem técnica e cuidadosa. 

Pensando nisso, a fonoaudióloga, mestre e especialista em Comunicação e Oratória, Fernanda de Morais, trouxe dicas para melhorar o desempenho e se expressar bem em vídeos e lives. Confira!

1. Tenha um roteiro

Roteirizar suas ideias é fundamental para evitar dispersões e manter a relevância. Evite falar excessivamente sobre um tema, desviar do tópico ou introduzir conteúdo irrelevante. Um roteiro é o guia que assegura clareza e coesão em suas apresentações.

2. Controle o nervosismo

Reduza o nervosismo com exercícios de voz e técnicas de respiração prévias à gravação. “Aquecer a voz e controlar a respiração contribuem para uma comunicação mais confiante e natural”, explica a especialista.

3. Preste atenção à sua linguagem corporal

A linguagem corporal reforça suas ideias e estabelece presença diante da audiência. “Mantenha contato visual com a câmera, utilize gestos para enfatizar pontos-chave e mantenha uma postura aberta e ereta para transmitir poder e autoridade”, orienta Fernanda. 

4. Faça exercícios para a voz

Pratique exercícios de voz, como vibrar a ponta da língua “trrr…”, para aprimorar projeção e confiança. Exercícios de dicção, como a sequência “Pa ta cá, pra tra cra, pla tla cla” ajudam na articulação e clareza da fala.

5. Evite este erro!

Nos primeiros 5 segundos, evite introduções monótonas, por exemplo: “Olá, eu sou… (seu nome),…… (sua profissão)”. Varie a entonação para manter o interesse. Evite falar muito rápido ou devagar, o que pode prejudicar a compreensão do conteúdo.

6. Acrescente storytelling

De acordo com a fonoaudióloga, incluir narrativas cativantes em seus vídeos é fundamental. O storytelling tem o poder de atrair uma audiência significativamente maior do que o esperado, proporcionando uma experiência envolvente.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Sair da versão mobile