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Veja como resolver problemas com golpes de agências ou pacotes de viagem
Veja como resolver problemas com golpes de agências ou pacotes de viagem - Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Caiu em golpes de agências ou pacotes de viagem? Veja o que fazer

Infelizmente, é comum ver casos de golpes de agências ou pacotes de viagem; porém, se você caiu em um nessas férias, tem como resolver

Você sonhou com uma viagem por meses ou anos, entrou na internet ou em um estabelecimento e encontrou um pacote interessante. Foi bem atendido, pagou pelo serviço e tudo parecia estar certo, até que… os problemas aparecem. O passeio não ocorre e você não recebe o dinheiro de volta e nem consegue entrar em contato novamente.

Infelizmente, esses golpes são bastante comuns, motivo pelo qual é muito importante pesquisar a reputação e a seriedade de uma empresa antes de contratar esse tipo de pacote. Há até empresas que já fizeram verdadeiros esquemas de pirâmide. Elas venderam viagens para 2 ou 3 anos depois e, quando várias delas não ocorreram, as empresas devolveram o dinheiro, porém sem os reajustes e juros, ou mesmo não devolveram nada.

Para se proteger nesses casos, é preciso saber o que você deve fazer se sofrer um golpe de agências ou pacotes de viagem. Veja:

O que fazer se sofrer um golpe de agências ou pacotes de viagem

É, primeiramente, essencial saber os seus direitos. No Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, diz o seguinte:

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

IV – a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;

Dessa forma, se houver uma má prestação do serviço e você for lesado e não receber o que contratou, vai estar protegido por isso. Você deve ser ressarcido por danos, sejam eles materiais ou morais, e para isso deve buscar o Procon ou um advogado para solucionar o problema.

Nesses casos, pode ser que a empresa precise prestar o serviço ou mesmo devolver o valor pago e pagar indenizações por danos materiais ou morais.

Como evitar novos golpes?

Como já mencionado, para evitar um golpe desse tipo, uma coisa importante é pesquisar sobre a empresa e sua reputação anteriormente. Busque, por exemplo, a opinião de outras pessoas sobre ela. Verifique ainda o CNPJ da empresa, para ver se ela realmente existe e se tem pendências comerciais e alguma ação judicial ou outras anotações negativas.

Fora isso, é importante que você tenha tudo sobre a compra guardado e organizado, para que possa comprovar que a empresa prometeu uma certa coisa, por exemplo.

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