Na Black Friday, todo mundo quer aproveitar os descontos feitos pelas mais diversas lojas para comprar aqueles produtos que já está querendo faz tempo, não é mesmo? Contudo, o problema é que esse período de promoções também traz várias tentativas de golpes e outros problemas fora dos parâmetros legais.
Por isso mesmo, segundo Daniella Torres, professora de Direito do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e especialista em Direito do Consumidor, planejamento e conhecimento são aliados essenciais, tanto para fornecedores quanto para consumidores.
“No caso dos consumidores, eles devem se planejar com antecedência, pesquisando os produtos que desejam adquirir e verificando os preços antes da Black Friday em si. É importante não se deixar levar pelo impulso no dia”, afirma.
Ao fazer compras pela web e aproveitar as promoções da Black Friday, a docente do CEUB indica as seguintes dicas:
Suspeite de preços excessivamente baixos
Primeiramente, apesar da Black Friday ter promoções bem atrativas, é bom desconfiar se o preço estiver baixo demais para o produto. Isso pode significar que ele não tem uma boa procedência ou qualidade.
“Embora descontos de 50%, 40% ou até 60% sejam comuns na Black Friday, cuidado ao encontrar ofertas que pareçam excepcionalmente baixas”, indica a especialista.
Entenda condições e possíveis avarias
Algumas lojas oferecem produtos com pequenos defeitos que não comprometam a funcionalidade, como arranhões ou amassados. Porém, é preciso que elas informem claramente sobre essas questões, então sempre se certifique de perguntar e avaliar isso.
Garanta uma compra segura
Faça pesquisas sobre os sites. “Isso inclui consultar recursos governamentais, como o site ‘consumidor.gov.br,’ para verificar se existem reclamações em relação a determinado site, loja ou fornecedor”, reforça Daniella.
Verifique a segurança do comércio eletrônico
Confira se o site possui certificado de segurança, geralmente indicado por um cadeado no navegador. Além disso, se certifique de que a URL do site de vendas comece com ‘HTTPS,’ o que indica uma conexão segura.
Cuidado com práticas proibidas ou abusivas
Na hora de aproveitar as promoções da Black Friday, você também deve ficar de olho em práticas proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Um caso é a venda casada, quando um site exige a compra de outro produto para obter um desconto.
“Fique atento também à publicidade enganosa, como a indicação de preços de produtos em conjunto com valores unitários em letras pequenas”, completa. Em qualquer um desses casos, denuncie.
Confira os prazos de entrega
Por fim, se informe sobre o prazo de entrega antes de finalizar a compra, seja na Black Friday ou em outra época. Certifique-se de que o prazo atenda às suas necessidades e expectativas, evitando surpresas desagradáveis.