Finanças e Empreendedorismo

Black Friday: entenda origem do nome e da data

Muita gente aproveita as promoções incríveis da Black Friday, mas poucos sabem de onde surgiu essa data e o seu nome

Você sabe por que a Black Friday tem esse nome? - Shutterstock

A Black Friday uma data muito importante tanto para lojistas quanto para consumidores. Enquanto os primeiros veem suas vendas aumentarem muito no dia, os últimos aproveitam as grandes promoções para comprar diversos produtos.

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday ocorre sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças americano, que acontece na 4ª quinta-feira do mês de novembro. A ideia das promoções nesse período é que os consumidores aproveitem o momento para iniciar suas compras de Natal.

Mas você conhece a histórias dessa data e as teorias sobre o surgimento do seu nome? Veja mais sobre isso a seguir.

História da data

A Black Friday como a estratégia de vendas conhecida hoje surgiu e se consolidou nos Estados Unidos do fim do século XX. Desde o início, a data se tornou sinônimo de promoções espetaculares e um ótimo momento para fazer as compras natalinas.

Com o sucesso da ação nos EUA, lojistas de países vizinhos, como Canadá e México, também começaram a implementá-la. No Brasil, a data chegou apenas em 2010 e a maioria das grandes lojas só começaram a participar em 2012. Mesmo assim, a Black Friday já faz um grande sucesso no país.

Atualmente, muitas lojas fizeram uma “evolução” da Black Friday e mantêm os descontos por toda uma semana ou mês, criando a “Black Week” ou o “Black November”.

Porém, nem tudo são flores, e a Black Friday recebe muitas críticas no Brasil, já que várias lojas criam falsos descontos, além de os golpes serem frequentes. Ou seja, é preciso muita atenção para encontrar as promoções que realmente valem a pena.

Por que “Black Friday”?

A expressão “Black Friday” não surgiu juntamente com a data, mas se popularizou ainda no final do século XX, na década de 1990. Não se sabe ao certo o porquê desse nome, mas existem duas teorias principais sobre o seu surgimento.

A primeira é ligada ao ano de 1869, quando dois investidores norte-americanos criaram um esquema ilegal para controlar o mercado de ouro nos Estados Unidos. A ideia era fazer o preço do ouro disparar na Bolsa de Valores, porém o plano foi descoberto. Isso fez com que, na verdade, o preço do ouro caísse muito por um dia, que ficou conhecido como “Black Friday”. Assim, o nome teria sido usado para fazer referência à data criada mais tarde por conta da ideia dos preços caindo.

A outra possibilidade muito comentada é que o nome tenha surgido por conta da revista Factory Management and Maintenance, que na década de 1950, fez uma matéria sobre como muitas pessoas ficavam doentes na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Na ocasião, a revista fez uma comparação do dia com a “black death”, ou seja, o surto de peste bubônica do século XIV. Ou seja, daí teria surgido o “black” do nome.

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Saúde

Ortopedista alerta sobre como a postura errada pode causar ou piorar dores nas costas ao dirigir e como corrigir isso

Casa & Decor

Arquiteta revela cuidados essenciais para não errar na decoração da mesa posta para as celebrações de final de ano

Comportamento

Terapeuta comportamental dá dicas para ser mais feliz em 2025 pensando no “agora”, e não vendo a felicidade apenas como um alvo a conquistar

Sair da versão mobile