Estilo de Vida

Yoga: saiba como a prática ajuda na saúde da mulher

Praticar yoga faz bem para qualquer um, mas a atividade traz benefícios específicos para a saúde da mulher; veja quais

Yoga é uma prática muito benéfica para a saúde da mulher - Shutterstock

O Yoga é uma prática de mais de 5 mil anos, que surgiu na Índia e se espalhou por todo o globo. E não é à toa que a atividade se tornou tão popular, viu? Ela traz vários benefícios, que vão desde a calma e o bem-estar até uma maior flexibilidade.

Segundo Bruna Tiboni Kaiut, professora de yoga, essas vantagens não são as únicas. Na verdade, a prática também é muito positiva para a saúde da mulher.

“Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Yoga também pode trazer diversos benefícios que vão muito além da melhora de flexibilidade, alcançando inclusive um refinamento de diversas funções importantes para o organismo”, explica a especialista do Método Kaiut Yoga.

A seguir, confira 4 benefícios do Yoga para a saúde da mulher:

Ajuda com estresse e ansiedade

Para o Yoga, são usadas técnicas de respiração e meditação que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade. “No caso das mulheres, isso é especialmente importante, já que muitas enfrentam pressões sociais e profissionais intensas, além de diversas alterações hormonais durante a vida adulta. Praticar Yoga regularmente pode ajudar a equilibrar os hormônios do estresse, reduzindo os níveis de cortisol e melhorando o bem-estar emocional, até mesmo em períodos de TPM”, explica Bruna.

Alivia sintomas da menopausa

A especialista ressalta que a menopausa é uma fase da vida que traz mudanças hormonais que podem ser desconfortáveis e, por isso, o Yoga pode ser muito importante nesse período. Afinal, ele ajuda a aliviar alguns dos sintomas mais comuns, como ondas de calor e insônia. As posturas de Yoga e as técnicas de respiração ainda melhoram o equilíbrio hormonal e proporcionam um sono melhor.

Fortalece o assoalho pélvico

De acordo com Bruna, o Yoga fortalece o assoalho pélvico, região que é uma preocupação comum para muitas mulheres em momentos importantes da vida, especialmente após a gravidez e parto e na fase de envelhecimento. “O Yoga inclui exercícios específicos para fortalecer a estrutura, reduzindo o risco de incontinência urinária e outros problemas relacionados ao assoalho pélvico”, diz.

Melhora a saúde reprodutiva

O Yoga é um ótimo aliado de quem quer engravidar. “A prática regular pode ajudar a equilibrar os hormônios, melhorar a circulação sanguínea para os órgãos reprodutivos e reduzir o estresse. Isso aumenta a libido e as chances de concepção”, explica Bruna.

Mais notícias como essa

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile