A volta às aulas exige que os pais fiquem atentos na contratação do transporte escolar das crianças. Alguns cuidados como verificar a regularidade do veículo e do motorista são essenciais para diminuir os riscos de acidentes.
Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) separou algumas dicas para ajudar os responsáveis a garantir a segurança das crianças no trajeto de ida e volta da escola.
Cuidados em relação ao transporte escolar
1. Verifique a regularidade do veículo
Certifique-se de que o veículo esteja em dia com a autorização da prefeitura para este tipo de transporte e também com a vistoria semestral específica, feita pelo Detran.SP ou por uma Instituição Técnica Licenciada cadastrada (ITL).
2. Averigue a habilitação do condutor
Confirme se o condutor tem CNH categoria D, dentro da validade, se fez o Curso de Transporte Escolar e se possui autorização específica de condutor para esse tipo de transporte.
3. Atenção aos equipamentos de segurança
O veículo deve ter a inscrição “ESCOLAR” no seu exterior, cinto de segurança em todos os bancos, extintor de incêndio, travas de segurança nas janelas com abertura máxima de 10 centímetros e dispositivos próprios para a quebra ou remoção de vidros.
4. Inspecione o veículo
O Detran já faz a verificação em sua inspeção periódica, mas os pais podem também pedir para verificarem as condições dos equipamentos obrigatórios, como lanternas, espelho retrovisor, cronotacógrafo, pneus, etc.
5. Confira o estado do veículo
Fique atento às condições de higiene, conforto e segurança do transporte escolar.
6. Busque referências do motorista
Apure com a escola e os pais de outros alunos as referências do profissional condutor.
7. Prefira transporte com um auxiliar
Observe a forma como o motorista recepciona as crianças na porta da escola e prefira a opção de transporte que tenha outro adulto acompanhando as crianças, além do condutor.