O que fazer quando a infidelidade entra na sua vida? De acordo com a terapeuta e Coach Erica Aidar, cada pessoa reage ao adultério de uma maneira diferente: “cada indivíduo tem uma tolerância para a infidelidade, alguns são capazes de perdoar, outros preferem romper definitivamente o relacionamento”, afirma.
O perdão, em uma situação dessas, depende dos valores individuais das pessoas envolvidas, assim como o grau de afetividade entre o par. “Ser infiel demonstra falta de cumplicidade e isso pode apontar para uma falha na própria relação que, tem condições ou não, de ser resolvida”, afirma Erica. Mas, atenção: nada de sentir-se culpada pelo que aconteceu. O problema da relação não está somente em uma pessoa, e os motivos que levam alguém a trair são muitos e variam de indivíduo para indivíduo.
Para tentar superar esse trauma, se o casal acredita que ainda vale a pena tentar, a terapeuta dá algumas dicas:
1. Encare o problema
O casal não deve fingir que está tudo bem. É preciso observar as falhas existentes e as insatisfações.
2. Livre-se dos sentimentos negativos
Sentir raiva ou mágoa é completamente normal para quem foi traído. Mas é muito importante liberar essas emoções. Se quiser chorar, não evite. Expresse o que está sentindo, pois é necessário vivenciar a dor para que ela seja superada e, assim, dar lugar a uma nova etapa.
3. Fale sem medo
Se quer resolver o problema, o assunto precisa ser discutido. “O pacto de confiança foi rompido e, para que seja restabelecido, é necessário reconquistá-lo”, afirma Erica. Mas, para isso, ambos devem estar dispostos a esclarecer o ocorrido.
4. Não pire
A confiança demora para ser recuperada, portanto é necessário que quem cometeu o deslize mostre empenho em melhorar a relação, sendo verdadeiro e cumprindo o acordo. Mas, é preciso acreditar e fugir das neuras: “não adianta dizer que perdoou e transformar a vida do outro em um martírio. Cada um deve cumprir com sua promessa”, aconselha a terapeuta.
5. Não se deixe levar por fofocas
Quando a descoberta da traição torna-se pública, é bastante comum que opiniões de terceiros cheguem aos ouvidos do casal. No entanto, não se pode deixar que esses comentários interfiram nas decisões do casal. Imponha limites e mantenha-se firme nos acordos estabelecidos com o par.
Caso queira seguir em frente
Em muitos casos, mesmo perdoando a traição é difícil manter a relação. O melhor a se fazer nesses casos é romper e cada um seguir seu caminho.
6. Pense em você
Continuar ou não com o relacionamento é uma escolha pessoal e deve ser pensada sem levar em consideração fatores externos, como a opinião dos outros ou o medo da solidão. Continuar um relacionamento só pela carência e receio de ficar solteiro, não é a solução. Não sofra por uma relação que não te faz feliz só por medo do desconhecido.
7. Não tenha medo de recomeçar
Pense em como você se sente, quanto tempo de relação, a forma que a traição foi feita, se você ainda se imagina ao lado daquela pessoa, e as possibilidades do futuro. Não existe somente uma pessoa capaz de te fazer feliz, não tenha medo de amar de novo.
8. Nem todos são iguais
Além disso, se quiser seguir em frente saiba que nem todas as pessoas são capazes de trair e que muitos problemas podem ser evitados com uma conversa sincera. Caso esteja em um novo relacionamento, não deixe que o medo e a insegurança de uma traição passada venham atrapalhar seu futuro.
Leia também:
11 sinais de que o seu relacionamento está acabando
Ciúme no relacionamento? Veja como lidar com a situação
9. Amor próprio
Se você ainda não conseguiu superar uma traição, saiba que nesses momentos o amor próprio e a ajuda de amigos e familiares pode ser a melhor saída. Foque em você mesmo. Dê um up em sua carreira, seus estudos, se divirta bastante, viaje e conheça pessoas novas. Não perca seu tempo pensando em vingança, falando mal do par e perseguindo os passos do ex.
10. Deixe o passado para trás
A chave para seguir em frente é se livrar de sentimentos ruins, culpa, raiva, ressentimento, arrependimentos, etc. Não pense mais em como poderia ter sido, mas em como será daqui pra frente. Seu futuro e sua felicidade estão em suas mãos.