Estilo de Vida

Tem diferença entre os cremes dentais? Saiba como escolher o melhor

Saber como escolher o melhor creme dental entre as opções no mercado pode ajudar a evitar problemas como cáries e tártaro

Veja dicas de como escolher creme dental - Shutterstock

O creme dental é um produto de uso diário que, além de limpar os dentes, ainda previne diversos problemas, como cáries e tártaro. Ou seja, é super importante sempre escolher a melhor opção dentre as disponíveis no mercado para conseguir aproveitar todos esses benefícios.

Contudo, às vezes fica até difícil saber como escolher, considerando a quantidade de marcas e tipos de cremes dentais que existem por aí. Cada uma delas tem ativos específicos para certos tratamentos, e pode ser que uma atinja melhor os seus objetivos do que outra.

Por isso, a doutora e professora do curso de Odontologia da Universidade Santo Amaro (Unisa), Raquel Lopes Gaona, explica as diferenças entre os produtos e como escolher o melhor creme dental para limpar seus dentes:

Dicas de como escolher creme dental

Segundo a doutora, os cremes dentais fluoretados previnem a cárie, além de auxiliarem de forma coadjuvante em certas condições de saúde, como a gengivite, uma inflamação na gengiva; a xerostomia; e a mucosite. Assim, costumam ser a melhor escolha. Lembrando que a quantidade do fluoreto deve ser de 1000 a 1500 (ppm) para conseguir impedir a cárie.

Além disso, a doutora pede a atenção para verificar se o produto é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Isso porque a Agência regula, entre outras variáveis, o grau de abrasividade dos produtos (RDA), que se for além do permitido pode causar desgaste dental definitivo e sensibilidade e amarelamento pela exposição da dentina, tecido que fica abaixo do esmalte.

No caso de crianças, elas devem também usar cremes dentais fluoretados desde seu primeiro dente, contudo com cuidado com as quantidades. “Para crianças de zero a dois anos a quantidade indicada é de meio grão de arroz cruz; entre dois e quatro anos, a quantidade de um grão de arroz cruz, e a partir dos seis, um grão de ervilha”, pontua a professora.

Vale ressaltar que os pacientes devem visitar regulamente o dentista, pelo menos uma vez ao ano. E nessa consulta de manutenção da saúde bucal é que deve ser prescrito o produto de higiene oral adequado para cada paciente.

Cuidado com os produtos caseiros

Raquel destaca que, especialmente hoje em dia, com a internet, é necessário ter cautela com as indicações de receitas com alguns poucos ingredientes caseiros para a remoção de manchas dos dentes. “Esse tem sido um erro comum e recorrente entre os pacientes. Os produtos caseiros utilizados para clarear os dentes, em sua maioria, são muito abrasivos”, diz a professora. 

Ao contrário do que se imagina, eles causam o desgaste do esmalte do dente, que é sua camada de proteção externa. Segundo a especialista, sem essa camada protetora, o tecido da dentina fica exposto e torna-se mais evidente a coloração amarelada dos dentes.

A utilização de produtos caseiros pode levar à hipersensibilidade nos dentes, causando dor em virtude da exposição aos efeitos abrasivos dos produtos caseiros, que também apresentam baixo pH. 

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Receitas

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, que trazem vários benefícios para a saúde

Receitas

Saiba como fazer um quiabo perfeito, sem baba e sequinho, para preparar uma receita deliciosa com carne moída

Estilo de Vida

Os óleos essenciais podem contribuir para o autocuidado, oferecendo diversos benefícios para o bem-estar

Sair da versão mobile