Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
3 técnicas de respiração que ajudam a refrescar o corpo
O yoga ajuda a refrescar o corpo no verão - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

3 técnicas de respiração que ajudam a refrescar o corpo

Confira como os exercícios de yoga e meditação podem ajudar a refrescar o corpo e enfrentar o calor extremo

Apesar de o verão só começar, oficialmente, daqui cerca de três meses, no dia 22 de dezembro, diversas regiões do Brasil vêm sofrendo com uma onda de calor extremo desde o dia 17 de setembro. 

Esse cenário deixa o nosso organismo mais suscetível à desidratação e outros problemas de saúde. Por isso, é importante beber bastante água e tentar equilibrar a temperatura corporal, o que pode ser feito através de técnicas de respiração que ajudam a refrescar o corpo

Isso mesmo! Embora estejamos sempre respirando, geralmente, de maneira automática, existem formas diferentes de respirar. Na prática do yoga e da meditação, essas técnicas são conhecidas como pranayamas.

De acordo com a professora de yoga e meditação do Zen App, Veridiana Julião, esses exercícios podem ser feitos durante o dia e geram diferentes efeitos no organismo. 

“Respirar de maneira consciente é sempre positivo. Nestes dias de calor extremo, por exemplo, existem maneiras de refrescar o corpo; quando ansiosos, podemos regular os batimentos cardíacos e assim por diante”, comenta ela. 

Abaixo, a especialista destacou três técnicas de respiração que ajudam a refrescar o corpo. 

1. Sitali

A respiração através da língua com retenção. Resumidamente, você deve colocar a língua levemente para fora da boca e dobrá-la em forma de “u” e deixar os lábios ao redor. Então basta inspirar, suavemente, pela boca e expirar pelo nariz (desfazendo a posição da língua e fechando a boca). Além de resfriar o corpo, essa respiração também acalma.

2. Sitkari

Conhecida como respiração do assobio, essa é uma respiração feita através dos dentes. Basta abrir a boca e, levemente, fechar os dentes – pressionando a arcada dentária de cima com a de baixo. Assim é só inspirar pela boca, através dos dentes e expirar pelo nariz. Em 15 ou 20 respirações já é possível perceber a sensação de frescor, além do efeito calmante. 

3. Chandra Bedhana

Nesta respiração, a profissional explica que utiliza-se a narina esquerda para inspirar e a direita para expirar. Para isso, é comum pressionar o lado oposto com o dedo, para concentrar a respiração da maneira correta.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento