Todo mundo sabe que para serem bons, os chips precisam fazer “crec-crec-crec” em alto e bom som. Além, é claro, de concentrar um sabor incrível, geralmente de batata – legume que parece justificar sua existência para tal finalidade.
Mas são duas as grandes novidades no ramo dos chamados snacks: eles podem ser preparados sem uma gota de óleo e feitos a partir de quase todos os legumes, frutas e até pétalas de rosas. A seguir, aprenda a preparar seus “belisquetes” sem abrir mão da saúde.

Foto: iStock.com/Getty Images
Algumas opções
– Beterraba
Corte fatias de 1mm de espessura, espalhe numa assadeira antiaderente e pincele com azeite. Leve ao forno preaquecido a 100ºC, por 30 minutos.
– Abacaxi
Corte em fatias de até 2mm de espessura e passe na calda de açúcar para não ficar amargo. Leve ao forno a 130ºC, por 10 horas.
– Goiaba
Escolha uma firme e corte em fatias de 2mm, sem tirar a casca. Coloque numa assadeira antiaderente, polvilhe açúcar de confeiteiro e leve ao forno preaquecido a 80ºC, por cerca de 2 horas.
– Abobrinha, mandioquinha e batata-doce
Corte os alimentos em fatias finas e uniformes. Forre o prato do micro-ondas com papel-absorvente e coloque os ingredientes fatiados, um ao lado do outro, sobre o papel.
Polvilhe sal grosso, ligue em potência alta por 2 minutos. Abra o forno, vire os legumes e ligue por mais 2 minutos.
Retire, coloque em uma forma antiaderente e leve ao forno baixo preaquecido por 5 minutos ou até os legumes ficarem levemente dourados e sequinhos.
Dá para fazer no forno de casa?
Sim. A dica é colocar um calço (como uma colher de pau) na porta do forno e um termômetro. Assim, é possível controlar a temperatura não muito alta, que pode queimar ou as lâminas do alimento. O forno elétrico permite regular melhor a temperatura se comparado ao de gás.
Qual é a espessura ideal das fatias?
Bem fina! Cerca de 2mm é o ideal para acelerar a desidratação e garantir a crocância do alimento. Além da faca, você também pode se valer de um utensílio doméstico chamado mandolim para realizar o corte.

Foto: iStock.com/Getty Images
Como conservar?
Chip só tem graça se for bem crocante. Por isso, se não for consumi-lo imediatamente, armazene em recipiente totalmente fechado, por até dois dias.
Não durma com o forno ligado!
Como alguns preparos exigem mais tempo no forno, divida em etapas a desidratação dos alimentos, fazendo em dois ou três dias. Acredite, vai valer a pena!
Saiba mais:
Conheça o caminho para alimentação saudável
Arrume a lancheira do seu filho da maneira correta
8 combinações deliciosas com farelo de aveia
Texto Marcella Pacheli/Colaboradora