Com o fim de maio se aproximando, começam os preparativos para as festas juninas, uma das celebrações mais tradicionais do Brasil. Mas você sabe qual a origem da celebração e quando ela começa? Abaixo, trouxemos esses e outros detalhes sobre essa festividade tão querida pelos brasileiros. Confira!
Quando começam as festas juninas?
As festas juninas são comemoradas de 1 a 30 de junho em todo o país, mas pode se estender até julho em algumas localidades. No entanto, o auge das comemorações costumam ocorrer nas semanas próximas às datas dos santos homenageados pela festa. São eles:
- Santo Antônio (13 de junho)
- São João (24 de junho)
- São Pedro (29 de junho)
Qual a origem da festa junina?
A festa junina surgiu a partir de festividades pagãs realizadas por povos europeus durante a Idade Média. Essas festas celebravam a fertilidade da terra e as boas colheitas.
As festas aconteciam durante o solstício de verão, momento de passagem entre primavera e verão, que ocorre em junho no hemisfério norte. Mas com a consolidação do cristianismo na Europa, essas celebrações se fundiram ao catolicismo.
Dessa forma, elas passaram a se chamar “joaninas” em homenagem a São João, profeta que, de acordo com a Bíblia, batizou Jesus Cristo. Mais tarde, São Pedro e Santo Antônio também passaram a ser homenageados durante as festas.
Características das festas juninas
A festa junina é caracterizada por tradições musicais, festivas e gastronômicas. A decoração está entre as principais características da festa. Ela é marcada por diversos símbolos, entre eles:
- Bandeirinhas coloridas;
- Balões;
- Fogueiras;
- Palha.
Outra característica são os trajes típicos utilizados durante as festividades. As pessoas se vestem com vestidos coloridos, camisas xadrez, chapéus de palha, entre outros elementos que remetem à cultura caipira.
As festas ainda incluem danças folclóricas e músicas animadas que alegram a celebração. As quadrilhas juninas, por exemplo, estão entre as danças mais tradicionais desta época.
Brincadeiras e comidas típicas
As brincadeiras também ajudam a garantir a diversão das festas juninas. Pescaria, tiro ao alvo, cadeia e correio elegante são algumas das brincadeiras tradicionais da festividade.
Além disso, as festas reúnem uma variedade de pratos deliciosos servidos durante os festejos. Entre eles, destaca-se o milho verde cozido, a pamonha, o quentão, a canjica, a pipoca, o vinho quente e os deliciosos doces como pé-de-moleque e paçoca.
Principais festas juninas do Brasil
As festas juninas são celebradas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, porém costumam ser mais tradicionais no Norte e Nordeste do país. Não à toa, as maiores festas estão localizadas nestas áreas.
O São João de Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, é a maior festa junina do Brasil. O evento oferece uma extensa programação, que inclui apresentações musicais, concursos de quadrilhas, barracas com comidas típicas e brincadeiras tradicionais.
Outra grande festa junina do país é a de Caruaru, em Pernambuco. Além de atrações musicais, a festa conta com apresentações de quadrilhas, barracas de comidas típicas, parques de diversão, feiras e muito mais.