Do inevitável bad hair day ao cabelo oleoso, são várias as razões que levam as pessoas a lavarem de mais ou de menos os cabelos – e o deslize aqui é que tanto um quanto o outro pode danificar a saúde dos fios.
“É errado dizer que o tipo de cabelo x deve ser lavado y vezes na semana. Para saber a quantidade correta, é preciso avaliar a rotina da pessoa como um todo”, explica o médico e tricologista Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior.
Segundo ele, a frequência com que o cabelo deve ser lavado pode variar de acordo com o tipo de couro cabeludo e cabelo de cada pessoa. O médico esclarece que “o ambiente que a pessoa está inserida, seus hábitos e até as preferências por estilos de penteados influenciam nessa conta”.
Frequência da lavagem
Então, como saber qual a frequência ideal para a lavagem dos cabelos? De acordo com o especialista, os cabelos podem até mesmo receber lavagem diária, dependendo das características do cabelo e couro cabeludo.
“Indico sempre que se lave diariamente ou em dias alternados. Entendo que isso é importante porque vejo cada vez mais pacientes com inflamação do couro cabeludo, seja por lavagem inadequada, seja por resíduos de produtos, sujidade, poluição, entre outras condições”, acrescenta.
Para facilitar essa descoberta pessoal, o tricologista desenvolveu um guia para descobrir quantas vezes o cabelo deve ser lavado na semana. Veja abaixo:
Mas, mesmo com esse guia em mãos, vale ressaltar que cada situação é única, e é preciso rever cada alteração na rotina em vez de determinar uma frequência para lavar os seus cabelos, tudo bem?
Além disso, esse guia só é válido caso a pessoa não tenha nenhum problema de cabelo e no couro cabeludo. Do contrário, siga sempre as orientações profissionais. “Criar uma rotina de lavagem é importante demais. Seus cabelos e couro cabeludo agradecem”, finaliza Ademir.