Estilo de Vida

Plantas medicinais: 5 opções que aliviam os sintomas das alergias de inverno

O uso de algumas plantas medicinais pode auxiliar no controle dos sintomas de alergias comuns de inverno

Plantas medicinais podem ajudar no tratamento de alergias comuns de inverno - Foto: Shutterstock

As doenças alérgicas e infecciosas como rinite, asma e conjuntivite, por exemplo, são comuns no inverno e podem ter impacto severo na saúde e bem-estar, especialmente de crianças e idosos. Felizmente, existem algumas plantas medicinais que podem ajudar a aliviar os sintomas e as crises. Abaixo, a biomédica e farmacêutica Jeane Nogueira, especialista em fitoterapia clínica, separou cinco plantas medicinais que podem auxiliar no tratamento dessas alergias e infecções. Confira:

1. Cebola

Usada para condições como rinite alérgica e asma, a cebola possui quercetina, um flavonoide antialérgico encontrado em diversos outros alimentos, como maçã e brócolis. Ela atua inibindo a liberação de histamina, uma das principais substâncias envolvidas nas reações alérgicas, reduzindo processos inflamatórios. Além disso, possui ação antiviral e inibe enzimas que intensificam essas reações.

2. Urtiga

A urtiga, cientificamente conhecida como Urtica dioica, também ajuda a aliviar algumas alergias de inverno, como rinite alérgica crônica e asma. Isso porque ela possui propriedades antioxidantes, adstringentes, antimicrobianas e analgésicas, que contribuem para a redução geral da inflamação associada às reações alérgicas.

3. Sabugueiro

O sabugueiro, conhecido cientificamente como Sambucus nigra, auxilia na recuperação de resfriados e gripes e no alívio de sintomas de rinites, sinusites e conjuntivites. O consumo geralmente ocorre por infusões. Porém, as bagas do sabugueiro precisam estar cozidas antes do consumo, pois em estado cru ou imaturo, podem conter propriedades tóxicas.

4. Guaco

O guaco, conhecido cientificamente como Mikania glomerata, é uma planta medicinal empregada para o tratamento de diversas afecções respiratórias, incluindo bronquite, tosse e asma. Além disso, os fitoconstituintes presentes nas folhas do guaco, como o dicumarol, é um dos principais responsáveis por seus efeitos.

5. Eucalipto

O eucalipto, da espécie Eucalyptus globulus, é indicado para o tratamento de diversas afecções respiratórias, incluindo a asma. O principal fitoquímico do eucalipto é o eucaliptol, que demonstra uma ação proeminente no sistema respiratório. Por isso ele é muito utilizado em inalações.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Estilo de Vida

Emagrecer na menopausa pode exigir atenção multidisciplinar, com adoção de dieta saudável, prática de exercícios e reposição hormonal

Receitas

Veja como usar ingredientes realmente bem nutritivos para deixar as sopas dos dias frios ainda mais saudáveis

Casa & Decor

Especialista elenca estratégias simples para manter a limpeza do sofá impecável mesmo com as crianças em casa

Sair da versão mobile