Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como fazer um bom detox do fígado
Saiba como fazer um bom detox do fígado - Shutterstock

Estilo de Vida

Para quem o detox é indicado e como fazer? Especialista explica

Muitas vezes, as pessoas têm ideias erradas sobre o que é o detox, como fazer um e para quem ele vai ser bom; tire suas dúvidas aqui

Quando você ouve a palavra “detox”, pensa no que? Se é em emagrecimento e pessoas “fitness”, saiba que essa é uma visão errada. De acordo com a nutricionista Mariane Alves, desintoxicar não é sinônimo de emagrecimento. O termo “detox” está mais ligado à saúde e a práticas de bem-estar que visam “limpar” o organismo de substâncias não desejadas.

Tanto é que a ideia do detox não é excluir alimentos para tentar emagrecer, e sim incluir aqueles que vão ajudar no processo desejado. “Não é sobre exclusão, mas sim inclusão de alimentos, estratégia e rotina alimentar para potencializar o processo de detox que o próprio fígado faz. Porque quando existem muitos sintomas, o corpo já está dando sinais de que não está nada bem”, explica a nutricionista.

Mas, então, afinal, para quem é o detox? Segundo a especialista, o detox é benéfico quando a pessoa se sente inchada, indisposta e não consegue perder peso de jeito nenhum. “Tem questões do sono ou do trato intestinal, como constipação ou até mesmo diarreia. Ou sente dores de cabeça, achando que é algo normal”, pontuou.

Assim, ele pode até contribuir para o emagrecimento ao eliminar as toxinas e ajudar o corpo a funcionar melhor. Contudo, não é uma forma magica de perder peso ou algo que, sozinho, vai te ajudar com isso.

Como fazer um bom detox

Caso o detox seja benéfico no seu caso, e preciso saber como fazer ele de forma correta. Mariane esclarece que detox é sobre fazer escolhas que desinflamem e nutrem o corpo de forma inteligente.

“É possível desinchar, desinflamar e ter mais energia comendo sem renunciar ao que gosta, se alimentando com prazer”, diz.

Ou seja, é muito mais sobre adicionar alimentos do que sobre retirar. “Abacaxi, brócolis e arroz integral são ricos em antioxidantes e fibras, que ajudam na digestão, no controle do peso e na proteção das células contra os danos dos radicais livres. São ótimos aliados para desintoxicar o corpo”, indicou a profissional.

Mariane Alves finaliza destacando que não é só a comida que colabora para a “limpeza” do organismo. “Além desses alimentos, é importante beber bastante água para ajudar na eliminação de toxinas e manter o corpo hidratado. Incluir esses alimentos em uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas também pode contribuir para o detox”, concluiu.

Mais notícias como essa

Saúde

Alguns hábitos no banho que você pode pensar serem higiênicos são erros, segundo dermatologista; entenda quais são eles

Moda

Veja peças incríveis que não podem faltar nos seus looks de frio e como combinar cada uma delas para conseguir visuais maravilhosos

Beleza

Especialista em cabelos cacheados revela formas de deixar os cachos mais bonitos no dia seguinte da lavagem

Notícias

Especialista destaca ações que ajudam a proteger o bolso e as informações pessoais contra fraudes nos aplicativos de delivery