Estilo de Vida

Ondas de calor: especialista dá dicas para se proteger

É preciso se proteger das ondas de calor para não ter problemas de saúde, especialmente para idosos, gestantes e crianças

Saiba como se proteger das ondas de calor - Shutterstock

Apesar de o Brasil estar ainda passando pelo inverno, a primavera já está chegando e os dias mais quentes também. Inclusive, assim como aconteceu algumas vezes recentemente, as ondas de calor podem vir bem fortes por conta de vários fatores, incluindo o aquecimento global. E essas temperaturas altas demais podem ser bastante perigosas.

De acordo com estudo feito por 12 cientistas brasileiros e portugueses, as ondas de calor levaram a óbito mais de 48 mil pessoas no Brasil entre 2000 e 2018. Nádia Haubert, nutróloga e professora do curso de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB), explica que, por isso, é preciso tomar alguns cuidados nesses períodos.

Segundo ela, as principais consequências que as ondas de calor podem trazer são: desidratação, sintomas de insolação, distúrbios digestivos, como náuseas e vômitos, e queimaduras de pele. Na maioria das pessoas saudáveis, as consequências costumam ser leves, como dores de cabeça e mal-estar. Entretanto, para crianças, gestantes e idosos, a situação pode ser pior.

“A insolação pode ter de sintomas leves até mais graves, como hipertermia, perda da consciência e parada cardíaca. O calor excessivo provoca um estresse térmico no organismo, que passa a ter dificuldade para manter essa temperatura estável, levando a um esgotamento do sistema nervoso central e circulatório”, esclarece.

No geral, se alguém demonstrar sintomas mais graves, como estado de confusão mental, boca seca, urina escura, ⁠dor no peito e falta de ar, é essencial buscar ajuda profissional. E todos precisam se cuidar e se proteger contra as ondas de calor para evitar essa situação.

Dicas para enfrentar as altas temperaturas

Para que as consequências mais graves não cheguem, é preciso se proteger das ondas de calor, especialmente no caso de gestantes, crianças e idosos. Veja a seguir as dicas da docente do CEUB nesse sentido:

  • Beba líquidos com frequência
  • ⁠Evite exposição ao sol nesses dias mais quentes
  • ⁠Evite o consumo de bebidas alcoólicas
  • Use protetor solar
  • Se precisar sair ao sol, use bonés e, se possível, roupas com fator de proteção
  • Consuma frutas com maior teor de água, a exemplo do melão e melancia
  • ⁠Consuma alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes
  • Evite alimentos indigestos e gordurosos
  • ⁠Pratique esportes ou exercícios físicos no começo da manhã ou à noite

Mais notícias como essa

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Sair da versão mobile