Agora que as Olimpíadas começaram, chegou aquele momento em que muitas crianças se sentam com suas famílias para assistir a algumas das competições. Além disso, muitas também fazem atividades sobre o evento na escola ou mesmo pequenas versões dele com os colegas nas aulas de Educação Física.
E isso é muito bom para os pequenos, sabia? Afinal, eles podem, por exemplo, se sentir incentivados a praticar algum esporte, o que é muito bom para a saúde de qualquer indivíduo. Entretanto, não para por aí – segundo Pedro Rocha, diretor de ensino do Colégio e Curso Pensi, há muito mais que as Olimpíadas podem ensinar para as crianças.
“Elas podem ajudar a trabalhar, por exemplo, sobre contextos históricos, geográficos dos países, características específicas relacionadas ali àquela modalidade esportiva que está sendo disputada, entender um pouco mais sobre valores Olímpicos, sobre a história dos atletas, sobre superação e resiliência”, explica ele.
Além de questões de superação, resiliência e trabalho duro, Pedro também destaca outros valores dos Jogos Olímpicos, como respeito, amizade e pensamento coletivo. Eles podem até passar despercebidos pelas crianças se elas apenas assistirem à competição, entretanto, conversando com elas sobre o assunto, é possível trazer esses temas à tona.
Olimpíadas na escola
Também é bem interessante que as crianças tenham as Olimpíadas e seus ensinamentos incluídos de alguma forma na escola. Isso pode ser feito, por exemplo, usando o evento e seus esportes para ensinar conceitos físicos, químicos, matemáticos, geográficos, históricos e sociais.
“Isso traz mais conexão para o estudante em relação ao que ele vê a vida e o que ele aprende na escola”, comenta o diretor. Ademais, as escolas que fazem pequenas Olimpíadas entre os alunos durante esse período também trazem vantagens para as crianças.
“São momentos memoráveis dentro da vida do estudante. Isso permite integração entre diferentes alunos, séries, idades, e traz uma rotina escolar diferenciada e divertida, onde é muito possível que os alunos estejam aprendendo enquanto estão brincando, jogando”, diz.