Mililium sebáceo é um problema mais comum do que você pensa. Porém, muitas pessoas desconhecem o que é, muito menos sabem se tem ou como tratar. Mas o milium é caracterizado pelo surgimento de pontinhos brancos na pele, o que na maioria das vezes é confundido com cravos. Essa confusão leva as pessoas à ficarem cutucando os pontinhos e isso pode acarretar em problemas maiores para a pele.

Esse é um problema mais comum do que se pensa FOTO: shutterstock.com
Milium
Esse é um problema caracterizado por pequenas bolinhas que aparecem na pele devido ao acúmulo de queratina e células mortas nos poros. Revestidas por uma camada de pele, as lesões são mais frequentes no rosto, principalmente próximas aos olhos, e em áreas íntimas. Ao contrário de acne e cravos, os miluns não vão apresentar vermelhidão e dor, apenas incômodo estético.
Mais comum ainda!
Pode aparecer em qualquer tipo de pessoa, porém é mais frequente em recém-nascidos. Também chamadas de milia, esse problema não causa complicações e pode sumir com o tempo. De acordo com a dermatologista Cintia Guedes Mendonça, a milia pode ser primário ou secundária. “Os primários são aqueles sem causa aparente e os secundários são provocados por alguma doença ou procedimento dermatológico”, explica a doutora. Para entender, diagnosticar e tratar o problema procure um dermatologista de sua confiança!

Na maioria dos casos com o tempo acaba sumindo sozinho FOTO: shutterstock.com
Por que surge?
A origem em si da milium é desconhecida, mas é muito comum surgir quando são feitos processos (desde de tratamentos estéticos, até doenças dermatológicas) de cicatrização rápida da pele.
O que fazer?
Segundo a dermatologista, não são usados remédios ou pomadas para o tratamento, apenas procedimentos de retirada da bolinha branca na pele com uso de agulhas. Outros procedimentos estéticos, como esfoliações e peelings, também podem levar à extração do pequeno cisto. Para fugir das bolinhas, mantenha sempre a pele limpa e use produtos adequados ao seu tipo de pele.
Consultoria: Cintia Guedes Mendonça, dermatologista
Leia também:
- Dermatite e outros problemas de pele: conheça as doenças que podem surgir
- Babosa na pele: veja quais são os benefícios dessa planta
- 6 cuidados com a pele do bebê no inverno