Connect with us

O que você está procurando?

A micose é um tipo de infecção causada por fungos que atingem tanto a pele quanto as unhas e os cabelos. Saiba mais sobre ela como se livrar do problema!
- Com as medidas certas, é possível afastar o problema com eficácia! FOTO: Shutterstock

Micose: conheça as principais causas e como preveni-la

A micose é um tipo de infecção causada por fungos que atingem tanto a pele quanto as unhas e os cabelos. Saiba mais sobre ela como se livrar do problema!

A micose superficial da pele é uma infecção causada por fungos que atingem tanto essa região do corpo quanto as unhas e os cabelos. Os fungos estão em toda parte e podem ser encontrados no solo e em animais – até mesmo na pele das pessoas existem fungos, que convivem com as pessoas sem causar doenças.

 

pe-maos-mulher-micose

FOTO: Shutterstock

 

A queratina – substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos – é o alimento perfeito para esses fungos. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade, baixa imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (que alteram o equilíbrio da pele), eles se reproduzem e passam a causar a doença.

 

Principais tipos de micose

Existem várias formas de manifestação das micoses cutâneas superficiais, dependendo do local afetado e também do tipo de fungo causador da micose. As mais frequentes são:

*Pitiríase Versicolor (pano branco): causada por um fungo chamado Malazessia furfur, provoca manchas redondas e esbranquiçadas no tronco e nos braços. A doença incide principalmente no verão, em indivíduos predispostos e após a exposição solar.

 

pes-mulher-maos-consulta

FOTO: Shutterstock

 

*Frieira/pé de atleta: normalmente, aparecem como áreas arredondadas ou ovais, com borda vermelha elevada e descamação no centro.

*Onicomicose (micose nas unhas): é caracterizada pelo descolamento da unha, coloração amarelada e a formação de hiperqueratose (massa branca) em baixo da unha.

 

Causas e tratamento

Em todos os casos, a presença de umidade e calor predispõe o aparecimento das lesões. A prevenção é feita através de hábitos simples: enxugar bem as áreas de dobras e entre os dedos dos pés, não andar descalço em pisos constantemente úmidos (lavapés, vestiários, saunas) e usar somente o seu material de manicure são medidas que ajudam e muito. O tratamento é feito com medicações tópicas e/ou orais e deve ser sempre orientado por um dermatologista.

 

Consultoria Anelise Ghideti, dermatologista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

País possui grande número de pessoas depressivas. Regiões apresentam as maiores taxas de incidência entre os brasileiros, com 12,6% e 8,4%, respectivamente

Estilo de vida

Fique por dentro dos benefícios que o consumo da berinjela pode trazer para seu treinamento! São inúmeras as melhorias ao incluir esse legume no cardápio

Estilo de vida

Veja quais são os tipos de depressão: melancolia, psicótica, catatônica, distimia, atípica, sazonal, transtorno depressivo maior e transtorno bipolar

Estilo de vida

A batata-doce tem muitos nutrientes e muitas vantagens e, por isso, não deve ficar de fora da sua alimentação. Confira seus benefícios!

Estilo de vida

Muitas frutas que emagrecem possuem propriedades curativas que combatem os problemas cardiovasculares, como é o caso da manga e da uva vermelha

Estilo de vida

Ter uma estratégia alimentar é a melhor opção para quem perceber os resultados do treino e ter uma vida mais saudável. Confira

Estilo de vida

Confira um cardápio sugerido pela nutricionista Renata Buzzini, que conta com a quantidade certa de fibras distribuídas ao longo das refeições!

Estilo de vida

Cada país tem a sua culinária tipica, porém nem sempre elas são saudáveis, mesmo que sejam populares. Confira as vantagens da culinária de alguns países!