Você vai receber visitas em casa para uma refeição e eles são vegetarianos? Ou veganos? E agora, o que fazer? Não sofra! Com uma preparação prévia, você pode garantir que todos os seus convidados se divirtam e saiam satisfeitos com o cardápio!
Veganos
O veganismo tem um caráter mais ético, baseado nos direitos dos animais. A ideia é fugir de tudo que representa qualquer tipo de abuso dos animais, assim, os veganos seguem o regime alimentar do vegetarianismo e também não utilizam nenhum produto, alimentar ou não, que venha de exploração animal (incluindo medicamentos ou produtos de beleza que são testados em animais).
Vegetarianos
O vegetarianismo é uma dieta alimentar que elimina do dia a dia a ingestão de todos os tipos de carne (vermelha, branca, frutos do mar), bem como alimentos derivados e pode incluir, ou não, laticínios e ovos.
Informe-se
Antes de tudo, quando for convidar algum amigo que você já sabe ter restrições alimentares, pergunte o que ele realmente come. “É importante lembrar que existem diferentes tipos de restrições, como os vegetarianos, veganos, lacto-vegetarianos. Se você não se informar com a pessoa, pode acabar cometendo alguma gafe”, explica a chef de cozinha Marcela Andrade.
Evite as misturas
Se a sua janta vai ter convidados vegetarianos ou veganos e pessoas que comem carne, tome cuidado com o preparo da refeição. Tudo tem que ser feito separadamente e, de preferência, usando utensílios diferentes para cada um. “É muito importante que não se cozinhe os alimentos a serem servidos aos vegetarianos junto com carne ou produtos de origem animal”, explica a consultora em gastronomia vegana Luciana Dunkl.
Capriche nos temperos
Não é porque as pessoas evitam carne que elas não gostam de comer bem! Fuja do lugar comum: legumes no vapor com um pouco de sal e uma salada de alface não é a única coisa a ser feita! Aposte em receitas variadas, substituindo a carne convencional por carne de soja ou tofu e abuse dos temperos como alho, cebola, curry, alecrim e pimentas. “Vegetarianos prezam muito pelo sabor da refeição, por isso, não economize nos temperos” alerta Luciana.
Proporcione novas experiências
Ofereça uma explosão de sabor aos convidados, com alimentos e pratos diferentes para os que tem alguma restrição alimentar, e para aqueles que estão acostumados com carne. “Muita gente tem preconceito com gastronomia vegetariana ou vegana, e pode se surpreender com o que pode ser feito”, explica a chef Marcela.
LEIA TAMBÉM
- Mitos e verdades sobre a dieta vegetariana!
- Horta: veja algumas dicas de como cultivar temperos em casa!
- Planeje sua varanda para receber os amigos!
Texto: Tadeu de Oliveira/Colaborador | Consultoria: Marcela Andrade, chef de cozinha e Luciana Dunkl, especialista em gastronomia vegana