Sentir dores ao realizar movimentos simples de flexão dos joelhos é uma reclamação frequente das mulheres. Uma razão para isso é o geno valgo: um desvio dos joelhos para fora do eixo da tíbia e do fêmur, principais ossos da perna, formando um “X”. Na mulher, o aumento do quadril favorece essa alteração, que pode trazer prejuízos à saúde. Portanto, descobrir formas de fortalecer os joelhos e combater as dores é essencial na busca por bem-estar.
Questão de anatomia
O tipo físico feminino é mais favorável para o aparecimento das “pernas de tesoura”, pois o desenvolvimento da bacia na adolescência força um deslocamento dos ossos da perna, que interfere na posição da rótula. “Dependendo do uso, esse tipo de deformidade pode levar a um desgaste maior da cartilagem da região externa do joelho, originando artrose e dor com o aumento da idade”, alerta o ortopedista Geraldo Granata Jr.
Sintomas
Os primeiros sinais de desgaste são dores na parte de trás do joelho ao flexioná-los ou quando ficam dobrados por muito tempo, além de estalos ao realizar alguns movimentos. “As atividades domésticas que precisam do flexionamento do joelho são as que exigem maior atenção, pois geram uma forte pressão nos meniscos, causando lesão. Para prevenir, o segredo é sempre flexionar lentamente os joelhos”, aconselha o especialista.
Fortalecer os joelhos é o segredo
Se você tem o problema, procure um especialista para determinar o seu grau de desvio e prescrever exercícios paliativos, a fim de fortalecer os joelhos, por exemplo. Os trabalhos indicados são alongamento da musculatura que passa pela articulação do joelho e o fortalecimento dos músculos das coxas. Confira uma série de exercícios para você!
Alongamento
- Iniciantes: com uma corda, puxe um pé de cada vez em direção ao tronco. Faça duas séries de 20 segundos, com intervalo de 2 minutos, respeitando os limites do corpo. Repita o exercício todos os dias.
- Intermediárias e avançadas: diariamente, realize o mesmo exercício, mas aumentando o tempo da série para 30 segundos a 1 minuto, forçando um pouco mais a região alongada.
- Agachamento
Em pé, afaste as pernas na linha do quadril. Sente-se em uma cadeira e levante em seguida. Os joelhos não devem passar da linha do calcanhar. Faça 3 séries de 10 repetições, 3 vezes por semana.
- Fortalecimento da coxa
Deite sobre um colchonete e suba uma perna de cada vez, até a altura do joelho, e desça sem dobrá-la. Depois, apoie o cotovelo no colchão, suba a perna um pouco acima do quadril e desça até o chão. Cuidado para manter a coluna reta. Faça 3 séries de cada com 10 repetições, 3 vezes por semana.
Consultoria Geraldo Granata Jr, ortopedista
Texto Redação Alto Astral
LEIA TAMBÉM:
- Meditar traz inúmeros benefícios para saúde. Vem saber mais!
- Exercícios poderosos para combater a flacidez e a celulite
- Saiba como escolher os melhores exercícios para regular a tireoide