Geralmente restrito de açúcar, o cardápio de um diabético deve contemplar os nutrientes essenciais para o organismo, sem interferir na glicemia, é claro. Para isso, existem alimentos especiais que, além de ajudarem no controle do diabetes, trazem incontáveis benefícios à saúde como um todo: é o caso da berinjela!
Com compostos antioxidantes – como os flavonoides -, a berinjela combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e pelo desenvolvimento de câncer. O legume ainda é um grande aliado no controle da glicemia. “As fibras solúveis presentes na berinjela possuem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, além de promoverem o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo”, afirma a nutricionista Paula Castilho. Com o controle da glicemia, a berinjela ajuda no controle do diabetes!
Caminho livre
A casca da berinjela é rica em um fitoquímico chamado antocianina, capaz de reduzir a concentração de colesterol ruim (LDL) no sangue. Essa substância ainda forma um grupo de pigmentos naturais da família dos flavonoides, responsáveis pela cor arroxeada de diversos alimentos (como jabuticaba, ameixa e uva). Essas vantagens, unidas à alta concentração de fibras presentes na berinjela, ajudam a proteger a circulação sanguínea, afastando o risco de diversas doenças – dentre elas, as cardiovasculares.
Uma boa maneira de consumir ao legume com objetivos terapêuticos é usar cápsulas de extrato seco do legume, disponíveis em lojas de produtos naturais. Mas fica o alerta: a cápsula de berinjela não é remédio para a redução do colesterol, trata-se apenas de um suplemento alimentar. É uma aliada e tanto, mas simplesmente inclui-la na sua alimentação não garante a redução dos níveis de colesterol. Para funcionar de verdade, é preciso também cortar os alimentos gordurosos do cardápio, praticar exercícios físicos regularmente e reduzir os níveis de estresse. Apenas com a adoção de um conjunto de hábitos saudáveis é que se consegue a prevenção do diabetes e outras complicações.
Texto: Paula Santana
Consultoria: Paula Castilho, nutricionista
LEIA TAMBÉM
- Glicemia, glicose, insulina… Saiba o que esses termos significam!
- Cereja, limão e amora ajudam no controle da glicemia!
- Low carb: como funciona, quais benefícios e alimentos permitidos