Verão é época de aproveitar os dias mais quentes! A grande questão é que para quem tem as coxas mais grossas, esse período se torna bem desagradável por conta do atrito entre as pernas. Essa situação causa irritações, vermelhidão e até mesmo assaduras, dificultando o uso de shorts, saias e vestidos.
Segundo a esteticista dermaticista Patrícia Elias, este atrito se agrava com o suor e com a umidade. “Quando essas assaduras entram em contato com umidade elas pioram, então não é indicado, por exemplo, usar uma roupa de ginástica úmida por muito tempo. Esse comportamento pode levar a assaduras mais severas e até mesmo ao escurecimento da pele”, aponta.
Diferentemente do que muita gente pensa, o atrito entre as pernas não tem a ver necessariamente com o excesso de peso. Mas, a especialista alerta para quando esse problema surge com outros sintomas. “Para as pessoas que estão com escurecimento dessa região excessiva e estão com sobrepeso, pode ser um sinal de resistência à insulina e neste caso, é necessário procurar um médico”, diz.
Agora se você faz parte do time de pessoas que não se deu por vencida e está em busca de soluções para aproveitar o período sem sofrer com assaduras, aqui estão algumas dicas da esteticista. Confira a seguir:
1. Use óleos vegetais
Além de ser uma opção natural, os óleos vegetais podem ser utilizados na pele que já está lesionada, impedindo o atrito entre as pernas. Entre os mais recomendados estão: rosa mosqueta, amêndoa doce, macadâmia e maracujá, todos ricos em vitaminas A, C, D e E. A recomendação é usar sempre à noite.
2. Aposte em roupas de tecidos leves
Essa é uma medida importante, pois ajuda a pele a respirar. Nesse sentido, a esteticista lembra que o uso de tecidos sintéticos podem ser prejudiciais, pois abafam a região das coxas e deixam o suor e a umidade presos no local. Caso seja inevitável usar tecidos mais grossos, deixe a pele respirar assim que puder. Já na hora de dormir, utilize um short com um tecido leve e frio para evitar o atrito e calor
3. O talco pode ser seu aliado
Apesar das controvérsias, o produto de fato ajuda a secar a região e a diminuir o atrito entre as pernas. No entanto, o talco pode deixar a pele esbranquiçada e manchar as roupas. Por isso, Patrícia indica o uso de talcos cremosos ou líquidos para evitar este tipo de problema.
5. Hidrate a região após o banho
E para evitar aquela sensação de pele grudenta, a esteticista recomenda o uso de hidratantes corporais de absorção rápida. Já em dias mais quentes, é possível optar pelo uso de cremes de textura neutra.
“Além dos óleos corporais, indico utilizar shorts ou bermudas modeladoras debaixo das saias e dos vestidos, pois são excelentes escolhas na hora de proteger as coxas, sempre lembrando de trocar as peças mais vezes ao dia, porque são sintéticas e infelizmente podem aumentar o excesso de umidade, principalmente no verão”, sugere Patrícia.
Minhas coxas já estão machucadas: o que fazer?
De acordo com a especialista, o ideal é procurar não irritar ainda mais a pele para reduzir o desconforto das lesões. Portanto a recomendação é:
- evitar o contato com água quente;
- priorizar sabonetes neutros;
- hidratação na região da assadura para recompor a barreira da pele.
“Uma sugestão é molhar uma toalha com chá gelado de camomila e deixar agir por alguns minutos. Em seguida, utilize uma pomada para assadura misturada com gel de babosa”, finaliza a esteticista.