Ser bilíngue, hoje em dia, é um desejo de muitas pessoas, e até uma necessidade para outras. Isso porque, com a globalização cada vez maior, muitos produtos de outros países chegam na mão dos brasileiros, além de que os trabalhos em diversas empresas acabam exigindo traduzir ou interpretar textos e falar com pessoas de outros países.
Porém, seja na hora de aprender o inglês ou outro idioma, é preciso saber a forma certa de fazer isso se quiser que os resultados sejam mais rápidos. Não adianta ficar apenas na gramática, por exemplo, e não saber pronúncia e vocabulário? Mas, afinal, como se tornar fluente em outra língua então?
Basicamente, o mais importante é treinar a conversação, ou seja, começar a falar a língua com outras pessoas, mesmo que o seu nível nela ainda seja o básico.
“A prática da conversação descontraída e natural em inglês pode permitir que o aluno alcance fluência na fala. Além do ensino formal, métodos dirigidos exclusivamente na conversação podem contribuir para a experiência prática necessária”, destaca Reginaldo Boeira, CEO da KNN Idiomas.
Por isso mesmo, várias escolas bilíngues focam nessa prática. “Ao ouvir e participar de conversas espontâneas com falantes nativos, o aluno também absorve vocabulário formal e informal. E ele ainda pode aprender inglês a partir de expressões do dia a dia, naturalizando o idioma. Além disso, a prática de conversação expõe o aluno a diferentes estilos de diálogo, ampliando a sua compreensão e fluência”, comenta o especialista.
Dicas para praticar a conversação
A melhor forma de praticar a conversação é assim mesmo – conversando. Se você estudar em uma escola de idiomas ou uma escola bilíngue, terá diversas oportunidades para fazer isso com colegas e professores. Além disso, existem plataformas online feitas especialmente para conversar com professores nativos de diferentes países.
Contudo, se esse não for o seu caso, dá também para usar momentos com amigos que também estejam aprendendo determinada língua para treinar um pouco o idioma juntos. Outra opção, especialmente para quem não tem outra pessoa com quem treinar é assistir a muitos filmes e séries nesse idioma e repetir as falas para entender a pronúncia correta.
Por fim, vale lembrar que tudo isso deve vir junto com lições de gramática e estratégias para aumentar o vocabulário (nesse caso, os próprios filmes e séries podem ajudar). Assim, você vai entender o idioma e aprender como se tornar fluente nele muito mais facilmente!
![](/assets/logo-header-small-new.png)