O Dia das Mães está chegando e não tem nada melhor para toda mãe do que ver os filhos felizes e bem cuidados. Só não deveríamos nos esquecer de que para cuidarmos do outro, é importante estarmos bem nós mesmas. Ter um tempo de qualidade para praticar o autocuidado é um investimento que afeta de forma positiva a sua saúde física, mental e emocional.
Não à toa fala-se cada vez mais em “self care”, que é esse processo de cuidar de si mesma através de comportamentos e escolhas que promovam qualidade de vida e bem-estar. Cuidar de si não é um ato de egoísmo, mas sim um ato de amor para consigo mesma, que reverbera e se multiplica nos filhos, familiares e amigos próximos.
Thainara Porto consultora clinica e comercial da HTM Eletrônica, indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos, autocuidado é tudo o que uma pessoa faz para se sentir bem, desde descansar, se exercitar, ler um livro, dançar e até manter rotinas de cuidados específicos para o corpo.
“O importante é que seja algo feito com carinho, de você para você. E manter uma rotina de self care pode ser mais simples do que muitas pessoas imaginam. Existem cuidados que podem ser adotados até mesmo em casa e que fazem bastante diferença para a autoestima e o bem-estar”, garante a especialista.
Para ajudar quem busca construir esse hábito, Thainara sugere quatro rotinas de autocuidado para colocar em prática e investir em si mesma:
1. Alimentação saudável e exercício físico
Uma alimentação saudável, com inclusão de frutas, legumes e verduras, contribui para o bom funcionamento do organismo, melhora o rendimento físico, a memória e a concentração, além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças.
Junto à alimentação saudável, é importante inserir exercícios físicos na rotina, ainda que seja uma simples caminhada, dança ou alguma modalidade de luta. Isso vai aumentar a flexibilidade e a força muscular além de melhorar a qualidade do sono.
2. Qualidade de sono
A quantidade de horas dormidas não traduz necessariamente em qualidade do sono. Ela é percebida quando, ao acordar no dia seguinte, tem-se a certeza de realmente ter descansado. Para isso, crie uma rotina saudável para dormir, com um ambiente em meia luz, música tranquila do seu gosto, além daquela roupa de cama macia e cheirosa.
O uso de óleos essenciais é super bem vindo nesse momento para ajudar ainda mais a separar o ambiente de descanso do resto da casa. Tente também se afastar das telas luminosas, como celular, tablet, computador ou TV, ao menos meia hora antes de ir para a cama. É importante ainda ter travesseiro e colchão que atendam às suas necessidades, compatíveis com seu corpo.
3. Rotina de skincare e bodycare
Cuidados específicos para a pele também são parte do autocuidado. Pode-se começar pelo rosto. O primeiro passo do skincare é retirar toda a maquiagem e limpar qualquer resíduo de produto, poluição e outras impurezas que atingem a pele ao longo do dia.
Esse acúmulo de sujidades atrapalha a regeneração da pele e impede a absorção dos produtos. Com o rosto limpo, esse é o momento ideal para uma hidratação facial, usando produtos de acordo com o seu tipo de pele, preferencialmente orientados por um profissional.
Depois, é a vez do resto do corpo. O bodycare pode incluir cremes hidratantes, clareadores, autobronzeadores, esfoliação e outros produtos que atendam aos seus objetivos. Além dos benefícios para a saúde da pele, essa rotina, junto com o cheirinho dos produtos, traz uma sensação de conforto que influencia positivamente na autoestima e no bem-estar.
4. Realização de tratamentos estéticos
Os tratamentos estéticos profissionais sempre têm seus resultados potencializados e prolongados adotando-se um home care em casa. Os produtos certos complementam os tratamentos feitos em clínicas, como o peeling de diamantes e ultrassônico, que estimula a renovação das células da pele, e a vacuoterapia, que melhora a circulação sanguínea e linfática, controlando a celulite, reduzindo o acúmulo de gordura e tratando a flacidez.