Nutricionista dá dicas de como montar um cardápio saudável de Páscoa

Com a chegada da Páscoa, muitas mulheres ficam preocupadas com a dieta. Por isso, a nutricionista dá dicas de como montar um cardápio saudável de Páscoa.

- Foto: Shutterstock Images

No Brasil, a Páscoa é comemorada com ovos de chocolate e pratos de diversas receitas de peixes, especialmente o bacalhau. Mas o principal na semana da Páscoa com relação a alimentação é o equilíbrio, ou seja, sem privação e sem excesso. A nutricionista Carla Souza, do Hospital Moriah, explica que não é preciso evitar o chocolate, que em pouca quantidade faz bem à saúde, porque dá energia e diminui a ansiedade. “Prefira chocolate com 60% a 70% de cacau, pois contêm menos gordura e mais polifenóis, que atuam na saúde do coração, aumentando o HDL (bom colesterol)”, alerta a especialista. Confira as dicas da nutri para montar um cardápio saudável de Páscoa!

Nutricionista dá dicas para o cardápio da Páscoa

Foto: Shutterstock Images

Dicas para não sair da dieta durante a Páscoa

A dica da nutricionista é comer antes do chocolate pedaços de maçã, pera ou laranja, pois essas frutas ajudam a diminuir a absorção da gordura pelo organismo. Para não exagerar no consumo dos ovos de chocolate, quebre-os em pedaços menores para consumi-los aos poucos durante a semana.

Cardápio saudável de Páscoa

Já para um cardápio saudável na Páscoa, o peixe é uma boa opção. Os benefícios do peixe são vários, entre eles o fato de possuir proteína de alto valor biológico, ou seja, completo do ponto de vista nutricional. O peixe possui baixo teor de gordura saturada, ácidos graxos essenciais e é fonte de vitaminas (A, D, E), do complexo B e de minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro. “Nem todas as espécies de peixes tem a mesma composição em ácidos graxos, sendo em maiores quantidades em espécies marinhas do que em peixes de água doce”, completa Carla.

Uma sugestão tradicional é o bacalhau (após passar pela dessalga) assado com batatas, pimentão, ovo cozido e azeite, pois é uma ótima opção de prato nutricional completo. A especialista ainda indica o robalo para quem não gosta do sabor do bacalhau e pode substituir por opções mais baratas como tainha, namorado e merluza.

Fonte: Carla Souza, nutricionista do Hospital Moriah (www.hospitalmoriah.com.br)

LEIA TAMBÉM

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência