Hoje, dia 7 de janeiro, é comemorado o Dia do Leitor, que celebra as pessoas que têm um hábito e hobby tão importante – a leitura! E ela merece: afinal, ler tem muitos benefícios, como novos aprendizados, maior criatividade, mais conhecimentos na língua portuguesa etc.
Porém, há muita gente que tem dificuldade em conquistar o hábito de leitura ou mesmo já o teve, porém atualmente não consegue mais engatar nele como antes. Esse problema é intensificado, inclusive, pelas redes sociais, que capturam muito do tempo das pessoas e fazem com que elas, agora acostumadas com conteúdos mais curtos, sintam dificuldade em se concentrar em um livro, que é algo mais longo.
No entanto, não é preciso desistir! Existem algumas dicas muito interessantes que você pode usar para tentar conquistar (ou reconquistar) o hábito de leitura. Conheça algumas delas nesse Dia do Leitor a seguir:
Escolha livros que realmente te interessem
Não adianta nada tentar se acostumar à leitura com aquele livro que você precisa ou até quer ler, mas não é algo que desperta de verdade seu interesse, que te cativa. Busque o gênero que você mais gosta e, se ainda não souber qual é ele, se baseie nos tipos de história que você gosta em outros meios, como nos filmes.
Comece devagar
Muita gente pensa que precisa conseguir ler um livro inteiro em poucos dias e, por isso, acaba se frustrando e desistindo. Assim, o melhor é criar metas pequenas, como ler pelo menos 5 páginas por dia, desde que isso seja feito de forma consistente. Gradualmente, você pode aumentar esse número, mas sem se cobrar demais.
Ligue a leitura a um outro hábito
Às vezes, parece que passa o dia todo e não surgiu nenhum momento para parar um pouco e ler. Porém, se você associar essa atividade a alguma outra, isso fica mais fácil. Que tal, por exemplo, sempre ler após o café da manhã ou antes de dormir?
Encontre uma comunidade de leitores
Ter outras pessoas para conversar sobre os livros que lê e que te incentivem a ler mais também pode ser interessante. Por isso mesmo, os clubes de leitura são ótimos para quem quer iniciar esse hábito. O senso de comunidade e motivação ajuda muito nesse sentido.
Use outros formatos de leitura
Quem sabe a sua dificuldade com o livro físico não fica menor, por exemplo, com o e-book ou o audiolivro? Testar formatos diferentes pode te ajudar muito a engatar no hábito de leitura. Ainda mais no caso do audiolivro, que facilita que você possa ouvi-lo em momentos em que não teria como ficar segurando um livro.