Como cultivar um hobby pode ser positivo em sua vida

Exercitar o corpo e a mente praticando um hobby pode ser o que esteja faltando para você aproveitar melhor sua rotina em meio ao trabalho ou estudos.

- Um hobby muito popular, a música pode ajudar a reduzir a ansiedade, o estresse e ainda melhorar a concentração. Foto: SplitShire / Pixabay

O ritmo acelerado do dia a dia é um clássico da vida moderna. Milhares de pessoas acordam cedo, saem para o trabalho, voltam cansadas, jogam-se no sofá e adormecem. Assim, consomem todo o tempo livre, não se organizam e têm a sensação de que nunca sobra um único momento para dedicar em si mesmos. A culpa fica em cima dos filhos, do trabalho extenuante ou do trânsito: em tudo, menos na própria responsabilidade em não se organizar e aproveitar o tempo com seu eu para refletir sobre a vida. No entanto, é possível melhorar esses aspectos ao cultivar um hobby.

Inúmeras opções

Existe uma diversidade incrível de hobbies. Para pessoas mais tranquilas e tímidas, há a fotografia, pintura, jogo de cartas, coleções, culinária, jardinagem, quebra-cabeças, leitura, yoga e muitas outras. Já para os mais desinibidos, é possível investir no teatro, dança, mágica, um instrumento musical ou comédia. Por outro lado, um espírito mais aventureiro permite se arriscar em corrida, escalada, basquete, skate, surfe, natação, exploração da natureza, pesca, ou inclusive salto de paraquedas. Segundo o psicólogo João Alexandre Borba, o hobby precisa funcionar como um passatempo. “A ideia é que você entre em contato com seu eu. É preciso ver se te nutre emocionalmente”, explica.

Benefícios de se ter um hobby

De acordo com o psicólogo, “a primeira coisa importante a se destacar é que ter um hobby é sinal de autoconhecimento e de autoestima porque, no momento em que você está executando uma ação em que está tendo prazer – e ajuda a passar o tempo de uma forma saudável e agradável –, você está estimulando a autoestima. Está mostrando para si que tem escolhido ações que estão sendo agradáveis, que estão te beneficiando”. Por isso, em meio à rotina moderna e à enxurrada de notificações de redes sociais como WhatsApp e Facebook, praticar um hobby é uma ótima forma de refletir sobre sua realidade interna, deixando de lado prazeres e ganhos superficiais e, assim, cultivar a felicidade verdadeira (plena) sem interrupções.

Hobby em comunidade

Embora alguns hobbies sejam cultivados de forma solitária, também é possível praticá-los com outras pessoas, criando novos laços sociais. É o caso de clubes de leitura e aulas de pintura ou dança. Além disso, um hobby pode trazer novos conhecimentos, histórias de vida e estimular a curiosidade. Assim, em uma festa, pode ser que você compartilhe essa paixão com outras pessoas e as inspire. Além disso, pode mostrar quem você é na intimidade e características da sua própria personalidade.

Com um hobby, segundo João Alexandre, “você consegue perceber o quanto ter tido aquele tempo para você gerou energia para outras coisas. Gerou força de ação, de reflexão e mais vitalidade”.

Encontre o seu!

O que é necessário para escolher um hobby e investir nele? O psicólogo João Alexandre Borba explica que, em um primeiro momento, é preciso “verificar uma atividade que você gosta, experimentar fazê-la e ver como se sente”. Algumas opções:

 

Texto: Érica Aguiar

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência