A pele do bebê exige uma série de cuidados durante os seus primeiros meses de vida. Isso porque a pele do recém-nascido é bastante delicada e, por isso, está suscetível a sofrer com alergias, inflamações e irritações.
Nesse período, a pele do bebê pode apresentar, por exemplo, brotoejas causadas pelo clima, dermatites e alergias às fraldas ou produtos diários, como sabonetes, shampoos, talcos, amaciante de roupas, entre outros.
Para ajudar pais, mães e cuidadores a prevenir esses problemas, a pediatra neonatologista Dra. Andrea Patente separou cinco cuidados essenciais com a pele do bebê que ajudam a manter a integridade da barreira cutânea e garantir o seu desenvolvimento saudável.
1. Use água morna e sabonete neutro no banho
Durante o banho do bebê, limite o tempo, evite água muito fria ou muito quente e produtos com fragrâncias pois podem ressecar e irritar a pele. Após o banho, aplique um hidratante específico para bebês, preferencialmente, sem perfume.
2. Troque as fraldas com frequência
Fazer a troca frequente das fraldas evita que a pele do bebê fique irritada ou ferida pelo contato com umidade, fezes e urina. Use pomadas protetoras se necessário.
3. Opte por roupas de algodão
Roupas mais soltas e com esse tecido permitem a circulação de ar e permitem que a pele “respire”. Nos primeiros meses, lave as roupinhas do bebê separadamente, com detergente suave e um ciclo de lavagem completo.
4. Atente-se à exposição solar
Evite que o bebê fique diretamente exposto ao sol. Mantenha-o na sombra e sempre que possível, utilize roupas com fator de proteção, preferencialmente acima de 50, para garantir a proteção da pele.
5. Cuidado com as unhas do bebê
As unhas dos recém-nascidos são extremamente finas, afiadas e crescem rapidamente. Por isso, é necessário apará-las duas vezes por semana, para evitar que os bebês se arranhem.