Inquietude, nervosismo, angústia, insônia e ansiedade são alguns sentimentos que já fazem parte do cotidiano de muita gente. Mas nem por isso devem ser considerados como consequências normais de uma rotina. Recorrer a medicamentos para conseguir dormir ou relaxar também não. É possível, quando necessário, contar com diversas alternativas naturais, como xaropes caseiros e chás calmantes.
Quando bem aproveitados, plantas e flores tem seus benefícios potencializados para o organismo humano. Seja para melhorar estados de saúde ou trazer aquele momento de descanso no meio do dia. A infusão exige paciência e cuidado, tanto na hora do seu preparo, como no momento do seu consumo.
Por isso, seu benefícios englobam aspectos físicos e mentais, conferindo suas ações assim que ingeridos. Confira, a seguir, alguns exemplos que te ajudarão para cada necessidade e são fáceis de serem preparados.
As melhores ervas para chás calmantes
-
Camomila
Um dos chás mais conhecidos e consumidos no Brasil. É utilizado para combater insônia, ansiedade e irritabilidade. Também alivia os sintomas da depressão e, se consumido antes de dormir, proporciona um sono tranquilo. Sua composição ainda possui efeito anti-inflamatório e antisséptico.
- Alfazema
Seu chá tem forte ação sobre dores de cabeça, dores reumática, gripes, tosses, tensões musculares e problemas respiratórios. Tudo isso graças a sua composição feita de cumarina e alguns óleos essenciais, que colaboram para um relaxamento do corpo.
- Passiflora
É a planta que dá origem ao maracujá. Seu fruto é muito conhecido por ser rico em vitamina C e também por possuir efeito calmante. Segundo a nutricionista Daniele Osório, o chá feito das flores da planta é muito eficaz no combate à ansiedade. Ela é rica em flavonóides, que assim como o chocolate, é ótimo para acalmar.
- Valeriana
Um dos chás calmantes mais conhecidos e de maior efeito relaxante. Largamente utilizado para quem tem insônia ou crises de ansiedade. Ele é quimicamente composta por substâncias como sesquiterpenos, glutamina, ácidos graxos, fitosteróis e enzimas.
- Erva-cidreira
É uma planta que tem um aroma característico e bastante parecido com o do capim-limão. Porém, a aparência das duas espécies é bem distinta. A erva-cidreira, também conhecida como melissa, possui diversos fitoquímicos, como polifenois, terpenos, taninos, flavonoides. Dentre seus benefícios estão o efeito calmante, a diminuição de cólicas, problemas estomacais e gases.
- Erva de São João
Possui uma alta concentração de hipericina, pseudohipericinas e xantona que agem sobre os neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, diminuindo a atividade adrenérgica, que é elevada em casos de depressão. Além disso, também auxilia na melhora da ansiedade e nervosismo.
- Matchá
Consegue diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca graças a sua composição antioxidante, que permite a produção do aminoácido L-teanina. Ao ser consumido, combate o estresse, a angústia e os efeitos do desgate físico.
- Tília
Suas propriedades incluem ação expectorante, calmante, antiespasmódica, digestiva, emoliente, diurética e tônica. Assim, melhora a eficácia do sistema nervoso, digestivo e cardiovascular. Pessoas que tem dificuldade para dormir, também podem se beneficiar do efeito sedativo dessa planta.
Modo de preparo
Para fazer cada um dos chás calmantes, escolha uma das plantas que melhor condiz com a sua necessidade, comprando ou em sachê ou em grama. Em uma xícara de água fervente, aquecida por 5 a 10 minutos, acrescente 1 sachê ou 20 gramas da planta selecionada.
Você pode tomar a infusão de 2 a 3 vezes por dia, antes de situações que possam te desestabilizar. Caso queira consumi-la na hora que for dormir, priorize o seu preparo entre 20 a 30 minutos antes de se deitar. Isso ajudará nos efeitos relaxantes e de indução do sono.
Leia também:
- 10 receitas de chás para tratar doenças respiratórias
- Chás para curar gripe e resfriados
- Chás para emagrecer na academia e opções para aliviar dores musculares