Estilo de Vida

Saiba quem é o brasileiro que possui QI maior que 99,8% do planeta

Miguel Manoel tem apenas 10 anos, mas já faz parte de uma sociedade internacional de pessoas superdotadas

Miguel Manoel aprendeu a falar com apenas seis meses - Foto: Reprodução

Imagine possuir uma inteligência maior que 99,8% do planeta? Esse é o caso de Miguel Manoel Silva Cabral Oliveira, de apenas 10 anos. Morador de Praia Grande (SP), o jovem possui um quociente de inteligência — conhecido como QI — de 144 na Escala Wechsler. E tudo isso resultou em sua aceitação para a Intertel, uma sociedade internacional para pessoas superdotadas.

De acordo com Rosangela Manoel da Silva, mãe de Miguel, com apenas seis meses de idade, o menino já falava suas primeiras palavras. “Quando ele fez um ano, já falava muito bem, certinho e conjugava os verbos. Na festinha de um ano, ele conversou com as pessoas e as pessoas mesmo começaram a notar uma certa diferença nele”, disse em entrevista ao g1.

Aos dois anos, Miguel também já lia e escrevia sozinho. E a mãe explicou que acreditava inicialmente se tratar de uma mimetização do que outras pessoas ao seu redor faziam. “Ninguém ensinou nada, foi sozinho e foi um susto, porque de um dia para o outro ele mostrou que já sabia […]. Eu achava que ele estava reproduzindo o comportamento dos adultos, mas depois eu percebi que ele realmente já estava lendo”, comentou Rosangela.

Descoberta da superdotação

Já em período escolar, aos quatro anos, Rosangela recebeu o contato da escola de Miguel com a solicitação de que procurassem um médico. A suspeita era de que o menino tivesse Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pois ele conversava bastante durante as aulas.

No entanto, ao levar Miguel ao Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, Rosangela recebeu a suspeita de altas habilidades e superdotação. Por isso, ela passou a investigar, até receber o laudo da confirmação de uma neuropsicóloga.

Aos 10 anos, Miguel já sabe tocar instrumentos musicais como teclado, flauta, violino e bateria. Além disso, o menino também possui facilidade em aprender idiomas como inglês, espanhol e francês. Tudo isso sem falar das inúmeras bandeiras de países que o menino conhece. As habilidades citadas acima são apenas algumas das que foram adquiridas sozinhas pelo menino.

Sociedades para superdotados

A Intertel, sociedade da qual Miguel faz parte, é uma organização exclusiva para pessoas que possuem QI superior a 99% da população mundial. Para ser membro, é necessário comprovar a pontuação do quociente de inteligência por meio de vários testes e laudos neuropsicológicos.

Rosângela também enviou os laudos de Miguel para a Mensa, outra sociedade exclusiva com o mesmo fim, mas que ainda não obteve respostas. Sua intenção é que o menino estabeleça contato com outras pessoas superdotadas, a fim de conseguir vagas em cursos e escolas específicas para pessoas de QI elevado.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista explica que, além dos alimentos, há alguns suplementos que são bons para a flacidez; entenda quais são eles

Saúde

A toxina botulínica pode ser usada para ajudar no relaxamento dos músculos faciais, aliviando sintomas do bruxismo

Amor e Sexo

Especialista explica os motivos de manter uma vida sexual saudável mesmo após a menopausa

Saúde

A apresentadora Sabrina Sato perdeu o bebê que esperava com o ator Nicolas Prattes; médico explica as causas

Sair da versão mobile