Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A atividade física durante a gravidez pode ajudar a prevenir doenças relacionadas à gestação
A atividade física durante a gravidez pode ajudar a prevenir doenças relacionadas à gestação - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Conheça os principais benefícios dos exercícios físicos na gravidez

Especialista explica os cuidados que as mulheres devem tomar para poder manter uma rotina de treinos durante a gestação

Por conta das diversas mudanças que ocorrem no corpo nesse período, a gravidez pode vir acompanhada de muitas dúvidas. Entre elas, se a mulher pode ou não praticar exercícios físicos nessa fase. 

No entanto, segundo o profissional de educação física, Eduardo Netto, se exercitar durante a gestação pode ser um grande estímulo para um estilo de vida mais saudável e de forma permanente.

“As pacientes que fazem atividade física regularmente têm menor chance de desenvolver distúrbios de humor, porque há liberação de neurotransmissores, endorfinas, serotoninas no seu nível máximo e constante. Isso é muito benéfico para a mulher e para o bebê”, explica. 

Gravidez saudável e com atividade física 

Atualmente, algumas academias oferecem espaços que possibilitam à gestante se exercitar de diversas formas, seja através de uma aula de dança, de natação e hidroginástica ou de musculação

Isso permitiu que Thayane Dutra, de 29 anos, tivesse uma gravidez bem tranquila. Ela conta que aproveitou esse período ao máximo sem deixar de fazer o que mais gostava: treinar.

“Eu sempre pratiquei atividade física, seria muito difícil parar por nove meses. Desde o início, senti necessidade de me exercitar. Mesmo no final da gestação, quando o cansaço batia mais forte, eu me disciplinava para ir à academia”, disse. 

Conforme explica o educador físico, uma rotina de treinos durante a gestação pode trazer diversos benefícios para a mãe e o bebê. “Se manter ativa na gravidez ajuda na manutenção do peso, na prevenção de diabetes gestacional e hipertensão”, aponta.

“Há um menor risco de depressão pós-parto e pré-eclâmpsia, diminuição do risco de incontinência urinária e flacidez pélvica, além de preparar a mulher para o parto”, afirma. 

Mas, para atingir todos esses benefícios, é importante também que a gestante tome certos cuidados para não prejudicar a gravidez. Abaixo, o especialista elencou alguns pontos fundamentais para treinar com segurança:

  • Exercitar-se de três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos; 
  • Procurar um educador físico para um melhor acompanhamento,
  • Evitar lugares muito quentes e atividades físicas intensas e que elevem muito a temperatura do corpo.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento