Da mesma família dos feijões, o amendoim é fonte de fibras e um verdadeiro aliado da boa forma, além de possuir inúmeros benefícios para a saúde. Rico em gorduras boas como o ômega-3, essa leguminosa ajuda a diminuir a inflamação no corpo, a proteger o coração de doenças e auxilia no funcionamento regular do intestino.
De acordo com a nutricionista Cyntia Maureen, o alimento popular pode ser consumido de diversas formas e é composto por vitaminas e minerais, como a vitamina E e as do complexo B. Se você ficou curiosa para saber mais sobre o poder do amendoim, confira alguns dos motivos para você inclui-lo na dieta hoje mesmo!
Conheça os benefícios do amendoim para a saúde
Perda de peso
Por conter uma combinação de três macronutrientes (gordura, proteína e carboidrato), essa leguminosa contribui para uma refeição completa. “Ele ativa o centro cerebral que controla nossa saciedade e faz com que a fome demore mais para aparecer”, explica a nutricionista.
Proteção contra o câncer
Devido à presença de algumas substâncias como fitoesteróides, resveratrol, ácido fítico e ácido fólico, o amendoim pode ajudar na prevenção do câncer de cólon, que é o terceiro câncer mais comum do mundo e um dos mais letais.
Proteção do sistema nervoso
Essa leguminosa é uma excelente fonte alimentar para garantir o suprimento adequado de vitamina B3, também conhecida como niacina. “O consumo regular dessa substância pode ajudar na proteção contra o desenvolvimento de doenças cerebrais como o Alzheimer e o declínio cognitivo que se apresenta com o avanço da idade”, completa Cyntia.
Prevenção de diabetes
De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association, se você ingerir uma quantidade de 2 colheres de sopa de manteiga ou creme de amendoim, pelo menos cinco vezes por semana, o risco de desenvolver diabetes cai quase que 30%.
Proteínas importantes
O amendoim é uma rica fonte de proteínas. Uma porção de 200 gramas da leguminosa contém aproximadamente 30 gramas do nutriente. Mas vale lembrar que, por ser fonte de proteínas de origem vegetal, ele não apresenta todos os aminoácidos essenciais para o corpo; portanto, deve ser consumido junto com outras fontes proteicas ou suplementação adequada – no caso das veganas, por exemplo. Na dúvida, consulte sempre um nutricionista ou nutrólogo!
Consultoria: Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha
Leia também:
- Descubra os mitos e verdades mais comuns sobre as dietas
- Alimentos ricos em gorduras boas: confira 5 opções ótimas para a saúde
- Açaí: mitos e verdades sobre o consumo da fruta para a saúde