Que a camomila é famosa por seu poder calmante, isso a gente já sabe! O seu chá é utilizado em situações de insônia, ansiedade, tensão e até depressão em estágio leve. “A erva é indicada para melhorar o sono e relaxar, pois contém substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso, favorecendo o bem-estar”, diz o nutrólogo Fábio Bicalho. Mas sabia que ela proporciona outros benefícios pra lá de especiais? Veja!
Camomila: boa para todo o organismo!
A planta também é bastante eficiente no tratamento de distúrbios no sistema digestivo, como gases, inflamações na mucosa gastrointestinal e alterações no trânsito intestinal (diarreia ou prisão de ventre). As mulheres podem utilizar a erva em períodos menstruais: por ser anti-inflamatória, ela alivia as temidas cólicas menstruais. Os pequenos também se beneficiam, pois ela também é indicada para aliviar cólicas intestinais em crianças. E ela ainda pode ser utilizada até no banho: jogue um punhado da erva na banheira e garanta um momento relaxante para seu filho.
Ajudinha para a pele
O chá de camomila também pode ser usado externamente, favorecendo a beleza da pele. Ajuda a tratar problemas como olheiras, terçol e acne, pois alivia as irritações e possui ação antisséptica. Para olheiras e olhos inchados, utilize compressas de chá de camomila bem gelados. Já para infecções, como o terçol, as compressas devem ser mornas, para estimular a liberação da inflamação. O chá gelado ainda pode ser usado após a depilação, pois tem ação anti-inflamatória. Para isso, aplique compressas de gaze com a bebida pronta bem gelada no local depilado. Lembre-se de que, para evitar infecções, o ideal é que o chá seja preparado com água mineral ou filtrada.
Tem contraindicação?
A bebida pode ser ingerida diariamente, porém, o ideal é não ultrapassar 4 xícaras (800ml). O excesso pode provocar efeitos contrários, como insônia e agitação. “Um bom horário para o chá ser consumido é no lanche da tarde, que é o período em que aflora a compulsão alimentar, e à noite, para melhorar a qualidade do sono e evitar o ataque noturno à geladeira”, indica a nutricionista Isabella Correia.
LEIA TAMBÉM
- Saiba mais sobre os efeitos do inchaço no corpo e como combatê-lo!
- Ervas para fazer chás emagrecedores: veja quais são elas
- Exagerou no fim de semana? Veja chás e sucos para afastar a ressaca!
Consultoria: Fábio Bicalho, nutrólogo; Isabella Correia, nutricionista
Texto: Redação Alto Astral