No inverno, todo mundo quer sempre uma desculpa para adiar a atividade física para a semana seguinte, não é mesmo? Afinal, não é nada convidativo sair de casa para ir à academia – ou pior, fazer um exercício ao ar livre – com as temperaturas baixas dessa época. Contudo, é preciso mudar esse ciclo e manter o autocuidado na estação!
Afinal, existem vários benefícios de treinar no inverno, e, para conseguir fazer isso com motivação e segurança, é só seguir algumas dicas e medidas simples. A seguir, o educador físico e diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto, traz mais informações sobre a prática de atividade física no inverno:
Benefícios da atividade física durante os dias frios
Alguns dos principais benefícios da atividade física no inverno são:
- Permite manter os níveis de condicionamento físico;
- Fortalece o sistema imunológico. Exercitar-se faz o sangue bombear mais rápido e auxilia as células imunológicas a circularem pelo corpo mais rapidamente, ajudando a procurar e destruir infecções;
- O treino diário libera substâncias químicas de bem-estar e de combate ao estresse. O cérebro libera serotonina e dopamina, que podem ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão enquanto aumentam a sensação de leveza;
- Evita o ganho de peso, mesmo no inverno, quando a procura pelas “confort foods” aumenta;
Cuidados no período do inverno
Veja os cuidados recomendados pelo especialista para fazer exercícios no frio:
- Tempo de aquecimento: nosso organismo, em específico a musculatura, reage ao frio contraindo os músculos, na tentativa de produzir calor, merecendo, portanto, uma atenção especial à preparação do corpo para o exercício físico, ativando a musculatura, dessa forma favorecendo a circulação sanguínea e aumentando a temperatura corporal.
- Motivação para treinar: uma excelente opção é exercitar-se em grupo ou pelo menos com um amigo(a). Isso, sem dúvida, poderá lhe ajudar a manter-se fiel à prática, mesmo nos dias em que a preguiça apertar. Além disso, procure os horários em que o frio é menos intenso, como a hora do almoço.
- Treino em casa: é fundamental ter espaço para não esbarrar em nenhum móvel ou objeto. Manter a hidratação antes, durante e depois, além de utilizar roupas adequadas. Durante o inverno os cuidados devem ser redobrados. Antes de iniciar a sua atividade, faça um aquecimento.
- Choque térmico: ao exercitar-se durante a estação fria, é importante manter as extremidades do corpo com mais proteções: gorros, meias especiais e luvas são recomendadas. Quanto à preocupação de choque térmico, basta utilizar roupas em camadas. Um erro frequente é treinar com peças pesadas e exageradas. Vista roupas em camadas, que possam ser removidas assim que começar a suar, e coloque novamente conforme necessário. O ideal é: primeiro, coloque uma peça fina de material sintético, como polipropileno. Evite algodão, pois fica úmido próximo à pele.
- Hidratação: durante o exercício em temperaturas mais frias isso é tão ou mais importante do que em temperaturas quentes. Isso porque o ar frio é mais seco que o ar quente. Beba água antes, durante e após o treino.