Uma alimentação balanceada consiste na ingestão de alimentos variados em quantidades adequadas. Desse modo, é fornecida a quantidade necessária de nutrientes para que o organismo desempenhe melhor as suas funções, prevenindo o corpo contra várias doenças e contribuindo.
Porém, não é só isso. A alimentação afeta também o cérebro e o aprendizado. De acordo com a nutricionista Maiara Fidalgo, um cardápio balanceado contribui para a boa funcionalidade do órgão. “É fundamental investir em uma alimentação diversificada.
Por meio do consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes magras e ovos, conseguimos os nutrientes necessários (vitaminas, minerais, fitonutrientes, antioxidantes) para desenvolver melhor nosso raciocínio, memória e, assim, o aprendizado como um todo”, explica.
A ingestão de alimentos gordurosos, ricos em sódio ou açúcar pode ser considerada um verdadeiro obstáculo ao processo de aprendizagem. Esses alimentos podem gerar um excesso de hiperatividade e ansiedade, dificultando a concentração e a memória. “As refeições gordurosas apresentam muitas calorias ‘vazias’, sem vitaminas e minerais, além de prejudicar (em excesso) a digestão/absorção, deixando o processo mais difícil”, esclarece Maiara.
Inclua na alimentação!
A nutricionista Maiara Fidalgo dá algumas dicas de alimentos que contribuem para a boa funcionalidade do cérebro e que não podem faltar no cardápio.
1. Ovos: Fonte de colina, que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais avariadas. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado.
2. Salmão, atum, sardinha, chia e linhaça: são ricos em ômega 3, componente essencial para o cérebro. Melhora a memória, a concentração e possui ação antiinflamatória. Preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles. Fonte de zinco e selênio, reduz o cansaço.
3. Frutas cítricas (laranja, mexerica, limão): previnem o cansaço e ajudam a combater o estresse. Contêm ainda vitamina C, que contribui para a imunidade.
4. Frutas vermelhas: possuem flavonoides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória. Essas substâncias protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.
5. Banana: rica em triptofano, gera bem-estar e melhora a concentração.
Leia também!
Para aprender melhor: sono mais regulado
Concentração e foco: conheça as diferenças
Depressão pode ser combatida com alimentos naturais
Conheça 9 motivos para investir nos alimentos orgânicos
Consultorias: Maiara Fidalgo, nutricionista da Fluyr Saudável
Texto: Andrey Seisdedos/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador