Você é uma pessoa criativa e desinibida, que gosta de fazer vídeos comentando games, filmes, receitas culinárias ou falar sobre assuntos que estão bombando? Ou gosta de filmar a família, cachorrinhos, gatinhos e quer disponibilizar nas redes sociais? Já pensou em ser um youtuber? Youtubers são pessoas que fazem vídeos para o YouTube, o maior site de compartilhamento de vídeos. Fizemos um passo a passo para ensinar você a criar um canal e se transformar em um youtuber agora! Confira!
Passo 1 – E-mail
O primeiro passo para criar um canal no YouTube é abrir uma conta no Gmail, o e-mail do Google, e clicar em criar uma conta.
Passo 2 – Formulário
Você vai precisar preencher seu nome completo, data de nascimento e celular, escolher um nome de usuário e criar uma senha com pelo menos oito caracteres. Para a senha, procure utilizar letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, como @, por exemplo. Depois, você deve provar que não é uma máquina, digitando um texto verificador e concordar com os termos de uso e serviço.
Passo 3 – Conta criada
Pronto! O primeiro passo está completo. Na sequência, se quiser, você pode customizar sua conta, trocando a foto de perfil. Basta clicar na opção no canto superior direito.
Passo 4 – Criando um canal
Na sequência, acesse a página do YouTube e, no canto superior esquerdo, clique em Meu Canal. Nesta etapa você deve decidir se quer utilizar seu próprio nome ou criar um outro nome. Depois, escolha um nome para o canal, uma categoria e, por fim, aceite os temos da página.
Passo 5 – Upload do vídeo
O próximo passo é bem simples, basta fazer o upload do seu vídeo. Para isso, clique em “Enviar” no canto superior direito da tela. Uma nova página será aberta. Nela, você pode selecionar ou arrastar o vídeo que deseja publicar e escolher se deseja que o vídeo fique visível para todos ou só para algumas pessoas.
Passo 6 – Informações importantes
Enquanto o YouTube carrega e processa seu vídeo, você pode preencher outras informações, como a descrição e as tags – palavras-chave – de localização. Elas são importantes porque ajudam as pessoas que estiverem assistindo a entender sobre o que se trata o vídeo e até mesmo a localizá-lo em uma busca. Ainda nesta página você consegue escolher uma miniatura para o seu vídeo. Depois, é só clicar em publicar!
Passo 7 – Outros recursos
O YouTube oferece ainda a opção de editar os vídeos, onde é possível corrigir a imagem, incluir música, colocar câmera lenta, redigir textos e adicionar filtros. Outras opções do site são criar vídeos a partir da captura de webcam e criar vídeos a partir da apresentação de fotos. Essas opções são disponibilizadas na mesma tela aberta pelo botão enviar.
Passo 8 – Explore
O site oferece ainda outras opções. Pegue um dia que estiver tranquilo e explore-o, sem medo de errar! Navegar e fazer testes é a melhor opção para descobrir todos os recursos disponíveis que podem deixar seus vídeos ainda mais legais! E lembre-se: nenhum youtuber começou com vídeos superprofissionais. Muitos deles faziam vídeos bem caseiros antes de pegar a manha.
Passo 9 – Diga olá para o mais novo youtuber do pedaço!
Pronto! Agora é só caprichar nos vídeos e correr atrás de seus seguidores!
Texto: Júlia Prado e Wanessa Ferrari