Muitas pessoas têm dificuldade em aprender inglês na escola ou no curso de idiomas e, por isso, acreditam que é uma língua muito complicada e desistem. Contudo, em muitos casos, você pode somente não ter encontrado a técnica certa que funcione para você.
Inglês, assim como qualquer outra língua, exige consistência na sua prática. Assim, usar técnicas que incluam o idioma no seu dia a dia de formas criativas pode ser a melhor solução. O aprendizado vai ficar mais agradável dessa forma, inclusive!
Abaixo, a Save Me Teacher, plataforma especializada em cursos de inglês voltados para o ambiente profissional, apresenta quatro técnicas eficazes para aprender e treinar o inglês:
Shadowing
A primeira técnica para aprender inglês dessa lista é o shadowing, que tem viralizado no TikTok nos últimos tempos. Nela, você deve escolher séries, filmes ou algum outro tipo de obra que se encaixe nos seus gostos. Contudo, em vez de simplesmente assisti-los, você vai praticar o tal do shadowing – ou seja, repetir as frases ditas, imitando coisas como a pronúncia e a entonação.
Inicialmente, você pode também manter as legendas em português enquanto assiste, para entender o que as palavras significam, até que esteja bom o suficiente no idioma para não precisar delas. Algumas das melhores séries para essa prática são as de comédia, como Friends, The Office e Brooklyn 99.
Podcasts em inglês
Outra ótima ideia é ouvir podcasts em inglês. Isso ajuda na compreensão auditiva e ainda te mantém informado sobre diversos assuntos. Dá para começar com opções que contêm um vocabulário mais simples e um ritmo mais lento, feitos especialmente para o aprendizado da língua.
Ferramentas de IA
Elas são uma aliada poderosa no aprendizado de idiomas. Ferramentas como o ChatGPT, Copilot e Gemini podem simular diálogos, corrigir frases, explicar regras gramaticais e até traduzir textos em tempo real.
Você pode ativar o modo voz e praticar com conversas de diversos temas, pedindo correções para melhorar vocabulário e fluência. Também é possível pedir para simular entrevistas de emprego, diálogos de viagem ou até explicar expressões idiomáticas. Você pode praticar todo dia por 10 a 15 minutos, como se fosse uma conversa real.
Três palavras por semana
Se você não tem muito tempo para manter uma rotina diária de estudos, ainda assim é possível aprender inglês de forma gradual e eficiente. Uma boa estratégia é escolher 3 palavras por semana que façam sentido dentro do contexto em que você acredita que mais usará o idioma, como entrevistas de emprego, reuniões de trabalho, viagens ou situações acadêmicas.
Ao escolher essas palavras, siga este passo a passo: anote a palavra, escreva a tradução ao lado e crie ao menos uma frase com cada uma delas. Isso ajuda na memorização e na aplicação prática do vocabulário. Dessa forma, você otimiza o tempo de estudo e ainda foca em construir frases reais, conectadas com a sua rotina e seus objetivos. Pequenos passos, quando consistentes, fazem toda a diferença no aprendizado de um novo idioma.
