Boa parte do que as crianças aprendem sobre o ambiente em que vivem é adquirido na prática, por meio de tentativas e erros. Estimular suas percepções de mundo favorece o estreitamento das relações sociais e ensina sobre diversos elementos, como objetos, utensílios, materiais, e a própria natureza. Incentive-os a aprender sobre o mundo ao seu redor, através da própria curiosidade.
Construa um pomar com seus filhos
A partir dos 2 anos, os pequenos aprendem a partir da observação e da participação em atividades! Para envolvê-los em um processo que exemplifica claramente o funcionamento da natureza, que tal produzir uma horta? Se não tiver espaço o suficiente, pode improvisar utilizando vasos grandes. Mão na terra!
Idade: a partir dos 2 anos
Objetivos: oportunizar a exploração e a descoberta das diferenças a partir do contato com elementos da natureza.
Materiais:
– Sementes
– Vasos de plantas
– E.V. A em cores variadas
– Velcro
Veja também
Ciência na cozinha: brincando com os filhos!
Faça com os filhos: chuveiro-garrafa
4 brincadeiras para divertir os filhos em viagens
Passo a passo:
1. Escolha um fruto que seja de fácil cultivo e brote rapidamente. Uma boa opção é o tomate-cereja;
2. Plante as sementes com a ajuda do pequeno e explique o processo de semeadura: rega-se a plantinha, ela se alimenta da água e cresce. Lembre a criança que todos os dias é preciso cuidar da horta. Combinem um horário para isso;
3. Divirtam-se juntos escutando a música “Pomar”, do grupo Palavra Cantada. Promova uma conversa sobre frutas! Mostre algumas e ensine o nome das árvores que as produzem;
4. Construa, em E.V.A, figuras de árvores frutíferas, como coqueiro, bananeira, laranjeira, parreira, e coloque pedacinhos de velcro na copa. Faça, também, as frutinhas referentes a cada árvore e proponha que a criança coloque as frutas nas árvores correspondentes. Se necessário, auxilie-a nessa etapa;
5. Converse com o seu filho sobre o que foi aprendido. Ressalte que, assim como somos diferentes, as plantas e os elementos da natureza também possuem características próprias.
Pedagoga responsável: Gislaine Eloise Cardoso Monteiro Ré. Revisão: Michelle Albuquerque