Estilo de Vida

4 alimentos que causam gases no intestino

Descubra quais alimentos aumentam a produção de gases e podem provocar desconforto no intestino

Laticínios e carne vermelha estimulam os gases intestinais - Foto: Shutterstock

É normal sentir gases no estômago momentos depois de fazer alguma refeição. Elas fazem parte do processo natural da digestão e mostram que o seu intestino está funcionando adequadamente. Porém, existem alimentos que podem aumentar a produção de gases intestinais

Além de causar muito constrangimento, essa produção excessiva de gases no intestino muitas vezes pode provocar desconforto e até dores abdominais. Pensando em ajudar a evitar esses problemas, a nutricionista e personal trainer Aline Becker listou alguns dos principais alimentos que causam gases em excesso. 

Lactose

Existem pessoas que nascem sem a capacidade de produzir a lactase, que é a enzima que quebra a lactose para fazer a digestão daquele alimento. Essas pessoas sofrem com intolerância à lactose. A deficiência de lactase provoca distensão abdominal e outros desconfortos como gases e diarreia.

Carne vermelha

As proteínas são quebradas no lúmen intestinal por diversas enzimas pancreáticas e essas proteínas após chegarem ao cólon são fermentadas pelas bactérias, que fermentam proteína e carboidrato. Por isso que depois daquela churrascada os gases são mais fétidos, e isso aumenta a probabilidade da pessoa ter um quadro desbiótico.

Glúten

Composto de proteína em que há o eixo-orfinas, que altera memória, emoção, a microbiota e a inflamação do organismo. Aumenta a permeabilidade intestinal e cria também uma disfunção do eixo-intestino-cérebro. Então, o consumo exagerado de glúten pode trazer esse desconforto.

Produtos sem açúcares

Alimentos sem açúcar também estimulam a produção de gases no intestino. A maioria desses produtos possuem sorbitol em sua composição e o nosso corpo tem uma dificuldade em processar e digerir, que é mais ou menos uma condição tipo intolerância ao sorbitol, o que causa inchaço, diarreia, excesso de gases e indisposição.

Procure um médico!

A redução do consumo desses alimentos pode ajudar a controlar o aumento de gases no intestino. Porém, se mesmo assim você continuar sentindo desconforto devido a produção de gases, procure ajuda de um profissional de saúde para entender a causa do problema e realizar um tratamento adequado. 

Fonte: Sportlife

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Sair da versão mobile