No final do ano, é tiro e queda: você com certeza vai ser chamado para algum amigo secreto. Seja no trabalho, na faculdade ou com os amigos, é difícil passar pelo Natal sem participar de uma brincadeira dessas. O problema é quando você tira no papelzinho o nome de alguém para quem não sabe que presente dar, não é mesmo?
Como ninguém quer dar um presente que a outra pessoa não goste ou que destoe muito dos outros, quem fica nessa situação acaba quebrando a cabeça para tentar pensar em algo legal para comprar. Se esse é o seu caso, não se preocupe, existem dicas que podem te ajudar a não errar no presente para o seu amigo secreto.
Confira algumas delas a seguir:
Tenha empatia e observe
A coisa mais importante para não comprar um “presente de grego” é ter empatia e se colocar no lugar do outro. Não pense no que você gostaria de ganhar, mas sim no que a outra pessoa gostaria. Ademais, não dê lembrancinhas que possam ofender ou constranger seu amigo secreto, como um livro de emagrecimento ou uma lingerie.
Outra dica: seja observador. Se não conhece tanto os gostos de quem deve presentear, comece a prestar atenção já para conhecer melhor seus gostos. Caso note que a pessoa curte esportes ou cinema, por exemplo, aposte em algo nessa linha.
Aposte em presentes com mais probabilidade de acerto
Nem todo mundo gosta das mesmas coisas, mas se você realmente não faz ideia do que comprar, certos itens são mais difíceis de errar. Chocolates, bons fones de ouvido e itens de decoração mais simples são alguns desses presentes que quase todo mundo gosta (só não esqueça de conferir se seu amigo secreto não é intolerante à lactose antes de optar pelo chocolate).
Evite itens mais fáceis de errar
Da mesma forma, existem alguns presentes que podem ser uma “furada”, principalmente aqueles que dependem muito de gosto pessoal. É o que ocorre com roupas e calçados, perfumes ou cosméticos. Em alguns casos, há perigo até de o presenteado ser alérgico ao item.
Tem ainda aqueles presentes que já se tornaram meme por serem “ruins”, como as meias e os porta-retratos. Evite!
Já crie um amigo secreto mais fácil de acertar
Você é o responsável pelo amigo secreto ou tem como palpitar na sua organização? Então já facilite sua vida desde o princípio!
É essencial criar uma faixa de preço bem definida para os presentes. Dessa maneira, você não fica em dúvida depois se está comprando algo barato ou caro demais. Outra ideia é que cada participante já faça uma lista dos itens ou pelo menos do tipo de coisa que gostaria de receber, para tornar a escolha mais simples.