Estilo de Vida

8 dicas para começar a meditar da forma correta

Meditar é um hábito muito bom para a saúde mental e o bem-estar; confira dicas para começar a prática sem erros

Saiba como começar a meditar sem erros - Shutterstock

A meditação é uma prática que se trata de usar técnicas para esvaziar a mente e controlar a respiração. Assim, a pessoa que medita com frequência consegue chegar a um estado de paz de espírito e tranquilidade, diminuindo sintomas de estresse e ansiedade, entre outros benefícios.

“Essa mudança de estado mental diminui o estado de alerta, desencadeando a liberação de neurotransmissores que propiciam a sensação de bem-estar e relaxamento. Além disso, a “pausa” da meditação ajuda a organizar os pensamentos, facilitando a tomada de decisões e a compreensão de como andam os próprios sentimentos e emoções”, diz o psicólogo Fabio Teixeira.

Entretanto, segundo o especialista, que também é professor do Centro Universitário Newton Paiva, é comum cometer erros ao iniciar, prejudicando o processo. Um deles é a busca por resultados imediatos e a desistência quando eles não ocorrem.

“Outro erro muito comum é começar a se comparar com quem já é praticante de yoga. Cada pessoa é única e deve descobrir o seu próprio caminho e jeito de acalmar a mente”, comenta.

O psicólogo ainda cita o pensamento de que quem tem a cabeça muito agitada não consegue meditar, quando são justamente essas pessoas que precisam da prática.

Quer fugir desses e outros erros e começar a meditar da forma correta? Veja as 8 dicas de Fabio a seguir:

Qualquer pessoa pode meditar

É importante entender que qualquer pessoa pode praticar a meditação, independentemente da idade. Para cada faixa etária ela vai oferecer benefícios específicos.

Pratique onde estiver

De acordo com o especialista, não é necessário um lugar especial, como um templo ou o alto de uma montanha, para a prática. Você pode meditar no trabalho, em casa ou mesmo em uma praça púbica.

Prepare o ambiente

Um local especial não é obrigatório para começar a meditar, contudo, é bom que o ambiente esteja o mais adequado possível para facilitar a concentração. “Caso deseje ou possa, prepare o ambiente com uma luz mais fraca e uma música relaxante”, recomenda Fabio.

Lembre-se das técnicas respiratórias

Muita gente se esquece de controlar a respiração na hora de meditar, focando apenas em “esvaziar a mente”, porém elas são muito importantes. Para começar, use a técnica de concentrar sua atenção em inspirar e expirar por alguns minutos.

Comece devagar

Isso pode parecer contra produtivo, mas reservar pouco tempo para a prática no início pode ser melhor. “Ficar em silêncio de 1 a 3 minutos já é o suficiente para começar a sentir os resultados, como uma sensação de bem-estar e relaxamento. Se você se sentir confortável, poderá aumentar o tempo de prática”, explica Fabio.

Sem celular

Desligue ou silencie o celular na hora da prática. As notificações, vibrações e sons do equipamento são estímulos potentes para retirar a atenção da prática meditativa. E não é preciso desespero, já que são apenas alguns minutos!

Não se cobre muito

Não se preocupe em ser perfeito. “Pode haver dias em que conseguirá meditar com mais facilidade e outros em que estará com muitas coisas na cabeça. É necessário ir acostumando o corpo com a prática do silêncio”, ensina o psicólogo.

Use a meditação antes de momentos-chave

Há certos momentos onde uma meditação, mesmo de 3 minutos, pode ser de grande ajuda. É o caso da manhã antes de uma prova estressante. Além disso, antes de dormir também é um ótimo momento para a prática.

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Saúde

Ortopedista alerta sobre como a postura errada pode causar ou piorar dores nas costas ao dirigir e como corrigir isso

Casa & Decor

Arquiteta revela cuidados essenciais para não errar na decoração da mesa posta para as celebrações de final de ano

Comportamento

Terapeuta comportamental dá dicas para ser mais feliz em 2025 pensando no “agora”, e não vendo a felicidade apenas como um alvo a conquistar

Sair da versão mobile