Você é do time que acha que vai enlouquecer conforme as festas de fim de ano se aproximam? Seu maior medo é, ao fazer a lista de presentes, acabar se esquecendo de alguém ou não encontrar os brinquedos que as crianças pediram de última hora? Acha que não vai dar conta de comprar tudo o que precisa antes do período de recesso? Muita calma nessa hora!
Pode apostar: com certeza, você não é a única pessoa prestes a surtar. Nem sempre é possível se planejar com antecedência para as datas comemorativas. A correria do trabalho, os estudos, as demandas domésticas e as preocupações do cotidiano acabam roubando a cena e os preparativos ficam para os últimos minutos do segundo tempo - com direito, é claro, ao temor de acabar esquecendo algo.
Pensar nos presentes de amigo secreto e também as famosas lembrancinhas para os familiares e aos amigos requer tempo além de dinheiro, né? Mas não se desespere: com algumas dicas simples, porém eficazes, você pode dar conta de tudo e curtir as festas de fim de ano sem stress.
Alto Astral bateu um papo com o psiquiatra Henrique Bottura para ajudar a identificar o que é essencial e o que, em alguns casos, são apenas gatilhos da mente querendo que você se jogue no consumismo.
Confira as dicas:
1) Se planeje e separe um tempo para resolver as coisas. Fazer listas no papel pode ajudar.
2) Pense nos critérios antes de presentear, como estipular o valor que está disposta a gastar.
3) Antes de comprar um look incrível para o Réveillon, avalie quais são os seus objetivos e prioridades envolvendo as finanças antes de ir passando o cartão de crédito.
4) A grana está curta? Cogite presentes mais baratos e que demonstrem afeto às pessoas. Exemplos: presentes manuais com fotografias, cartões de Natal, poemas ou até mesmo um simples telefonema agradecendo pela amizade.
5) Olhe para o orçamento e tente gastar menos do que o valor que ganha.
6) Não se empolgue com o bônus (13º).
7) Não compre por impulso ou empolgação. Pense e repense quantas vezes for necessário até sentir segurança na hora de realizar a compra.
8) Se liberte da ideia que o mês de dezembro passa mais rápido. Pensar assim só traz ansiedade e faz com que não se foque na organização. Tudo vai dar certo!
Fonte: Dr. Henrique Bottura, psiquiatra e diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista.