Todo mundo sente aquele estresse às vezes, não é mesmo? Afinal, é impossível não ter um dia ou outro no qual algo sai de controle ou as tarefas são muitas e a pessoa acaba se sentindo mais estressada. Essa é uma resposta natural do corpo a desafios e ameaças. Contudo, quando isso se torna exagerado e crônico, pode causar grandes problemas.
“O estresse, quando não administrado, pode desencadear uma série de problemas de saúde que ultrapassam as barreiras emocionais e podem levar a hipertensão, doenças de pele, arritmia e até doenças cardiovasculares graves, como infarto”, alerta a psicóloga Tatiane Mosso.
Segundo a especialista, o corpo e mente humanos não são feitos para lidar com esse estresse constante. Porém, como os primeiros sinais disso são menos chamativos e mais “silenciosos”, pode ser difícil percebê-los. No entanto, conhecê-los é essencial, uma vez que é preciso buscar ajuda assim que eles surgirem.
“Em um mundo tão estressante e sobrecarregado em que vivemos hoje, esses sinais muitas vezes passam despercebidos e quando a pessoa se dá conta já está correndo risco de doenças mais graves. É preciso se tratar”, explica a profissional.
A seguir, Tatiane Mosso lista 5 sinais de estresse que podem estar passando despercebidos:
Dores de cabeça frequentes
Dores de cabeça tensionais, especialmente na testa ou na parte de trás do pescoço, são comuns em pessoas sob estresse.
Problemas digestivos
Desconfortos como diarreia, constipação ou dores no estômago.
Distúrbios no sono
Dificuldade em adormecer, manter o sono ou acordar frequentemente durante a noite pode ser um indicador de que a mente está sobrecarregada.
Alterações de humor
Irritabilidade, impaciência e mudanças de humor súbitas, sem uma causa aparente.
Falta de energia ou cansaço constante
Mesmo depois de uma noite de sono, a sensação de exaustão pode persistir, já que estresse crônico desgasta o corpo, causando fadiga constante.